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Divulgação CulturalCurso Livre “Encontros com a Pintura Europeia I – O que nos contam as Imagens?”
![Curso Livre "Encontros com a Pintura Europeia I - O que nos contam as Imagens?" Curso Livre "Encontros com a Pintura Europeia I - O que nos contam as Imagens?"](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2018/01/encontrosp.jpg)
27 FEVEREIRO, 6, 13 e 20 MARÇO 2018, Palácio Fronteira – 3ª feiras (Duração: 12 horas – das 19h00 às 22h30, com 30 minutos de intervalo, durante o qual será servida uma colação)
CURSO LIVRE – “ENCONTROS COM A PINTURA EUROPEIA. O QUE NOS CONTAM AS IMAGENS?”
Coordenação de: ANA PAULA REBELO CORREIA
Informações e inscrições limitadas (até ao dia 22 de Fevereiro) – fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt / 217 784 599.
O curso livre “Encontros com a pintura europeia I – O que nos contam as imagens?” organiza-se em 4 sessões de 3 horas (com um intervalo de 30 minutos) e aborda a evolução da Pintura Europeia da Idade Média ao início do século XVII.
As aulas têm como linha de orientação a descoberta, leitura e análise das características de obras de pintores que marcaram a cultura visual ocidental.
Os participantes são orientados para a descoberta e leitura da imagem de modo a entenderem a Arte como processo evolutivo que reflete, ao longo dos séculos, não só o ambiente histórico-cultural mas também o desenvolvimento do conhecimento e as grandes preocupações do homem. Serão igualmente abordadas as vertentes iconográficas que testemunham do universo de pensamento ao longo dos tempos.
Público alvo: Estudantes, guias turísticos, técnicos de museu, todos os que tenham interesse e curiosidade pela História da Arte.
![IN CONTINUUM – Pintura de Isabel Enriquéz | Exposição a visitar no Auto Clube Médico Português, a partir das 18h do dia 14 de Setembro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/09/incofeat.jpg)
IN CONTINUUM – Pintura de Isabel Enriquéz | Exposição a visitar no Auto Clube Médico Português, a partir das 18h do dia 14 de Setembro
A pintora ISABEL ENRIQUÉZ apresenta na Galeria ESPAÇOdARTES do ACMP sob o título IN CONTINUUM alguns dos seus trabalhos mais recentes, composições em suporte papel e tela nos quais utiliza pequenos objectos comuns, “construindo relevos fortemente texturados”, num (re)afirmar estético da 3ª dimensão no imaginário da artista
![Migrações forçadas entre a cristandade e o islão na época moderna: espaços,sociedadese identidades](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/08/feat.jpg)
Migrações forçadas entre a cristandade e o islão na época moderna: espaços,sociedadese identidades
Este congresso é organizado no âmbito do projeto exploratório MOVING CITY (EXPL/HAR-HIS/1521/2021), que visa conhecer os efetivos humanos que integraram a Batalha de Alcácer Quibir (1578). O projeto centra-se, para além da história militar do próprio evento, no estudo dos resgates dos cativos causados pela batalha e, de um modo mais geral, dos cativos da guerra do corso mediterrânico e atlântico.
![Palmela Wine Jazz de 18 a 20 agosto – conheça o programa e planeie a sua visita!](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/08/winefeat.jpg)
Palmela Wine Jazz de 18 a 20 agosto – conheça o programa e planeie a sua visita!
Música diversificada e vinhos de excelente qualidade são os ingredientes ideais para visitar o Palmela Wine Jazz (PWJ) no fim de semana de 18 a 20 de agosto, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa (junto ao Castelo de Palmela).
![Visita Guiada | Exposição | Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém. Uma tradição desconhecida | 26 jul. ’23 | 17h00 | por Zuelma Chaves](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2023/07/belemfeat.jpg)
Visita Guiada | Exposição | Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém. Uma tradição desconhecida | 26 jul. ’23 | 17h00 | por Zuelma Chaves
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) possui um grande número de livros de coro provenientes do Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Mosteiro dos Jerónimos. Estes manuscritos, apesar de representarem um testemunho precioso da vivência litúrgica e musical do Mosteiro, permaneceram durante muito tempo praticamente desconhecidos entre a comunidade musicológica.