Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Viajantes e textos de viagens no Irão Safávida | 28-29 mar. | BNP
Viajantes e textos de viagens no Irão Safávida
COLÓQUIO | 28 – 29 mar. ’18 | Auditório | Entrada livre (sujeita a inscrição até 15 mar.)
O aparecimento dos Safávidas coincidiu com o renovado interesse europeu pelo Irão e, graças a um crescente número de textos de viagens impressos, tanto o país como os seus xás tornaram-se temas recorrentes na Europa durante a Idade Moderna. Apesar do Irão ter aparecido em textos de viagem medievais, a descoberta da imprensa tornou mais fácil divulgá-los a um público mais vasto, disseminando assim informação sobre o país, a sua história, população, religião, hábitos e costumes que fora feito anteriormente. Contudo, nem todos os textos produzidos são literatura de viagem, mesmo quando esta se torna num género próprio na Europa do Renascimento e Barroca, e nem todos os textos escritos foram impressos.
Os Safávidas são ainda contemporâneos de outro acontecimento de relevo na história da Ásia, a chegada dos europeus e o seu estabelecimento neste continente a partir de 1500. Tal trouxe consigo uma revoada de novos viandantes, que sucederam aos pioneiros italianos da Idade Média, caso dos portugueses, dos holandeses, dos ingleses, dos franceses, dos polacos e dos russos, numa diversidade de viajantes que dobravam a viagem com a sua condição de espiões, diplomatas, missionários, comerciantes, peregrinos e corre-mundos. Mas também há a registar viajantes asiáticos, nomeadamente os provenientes dos vizinhos impérios otomano e mogol, cujos escritos fornecem uma nova perspectiva sobre o Irão.
Esta passagem de viajantes e a produção de textos, todavia, não se traduziu num cosmopolitismo, apesar da origem variada de viandantes e dos seus escritos. O que aparece nestes textos varia consoante a origem, o tempo e a educação do viajante, embora os escritos tendem a reforçar a individualidade do Irão. Mais do que ideias, quem viajava para a Europa via Irão deixou registado um conjunto diversificado de informações sobre o seu presente xiita, mas também sobre o seu passado Clássico e bíblico de um país chamado tradicionalmente de Pérsia, cuja cultura irradiou para os países circunvizinhos e não tanto para o Ocidente. A imagem que daí nasceu nunca foi unívoca mas sim complexa, mau grado terem aparecido certos estereótipos a fim de apelar ao gosto pelo exótico entre os europeus. A religião pode ter sido o principal filtro de alteridade, mas o “outro” iraniano também ficou estabelecido por meio de outras categorias comparativas nos textos dos viajantes ocidentais. Tanto as palavras como a iconografia (gravuras, desenhos, pinturas) acabaram por formar uma imagem mais completa do Irão, a qual ficou gravada indelevelmente na mente e na imaginação dos europeus.
*As comunicações são apresentadas em inglês
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
#CCBCidadeDigital | Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Jardim Vertical
No âmbito da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020 da Câmara Municipal de Lisboa, o CCB juntou-se ao arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral na criação de um Jardim Vertical, que salienta uma mensagem de consciencialização ambiental. O Jardim Vertical do CCB adorna agora o Caminho Pedonal José Saramago
#CCBCidadeDigital | Especial «A Sagração da Primavera» – O duplo espetáculo que juntou a coreografia de Olga Roriz à música de Luís Tinoco
A Sagração da Primavera, coreografia do famoso bailarino Vaslav Nijinsky, é uma das mais importantes obras do século XX. Encerra uma trilogia de bailados que Igor Stravinsky compôs para a companhia Ballets Russes, de Sergei Diaghilev
O regresso da Orquestra Gulbenkian
Os músicos da Orquestra Gulbenkian retomaram os ensaios e a música voltou a ouvir-se no Grande Auditório. Passo a passo, vamos retomando a normalidade e as boas notícias começam, finalmente, a chegar
2 de Junho | Museu do Oriente reabre ao público
A partir desta data, poderá visitar as exposições Presença Portuguesa na Ásia e A Ópera Chinesa, bem como as mostras temporárias Fukuko Ando, Weaving (the) Cosmos e Frei Agostinho da Cruz e a Espiritualidade Arrábida