Notícias
Divulgação CulturalConferência | Amílcar de Sousa e os primórdios do naturismo em Portugal | 7 mar. | 14h30 | BNP

Saúde Natural em Portugal (séculos XIX-XXI)
MOSTRA | 3 fev. – 28 abr. ’18 | Sala de Referência | Entrada livre
CONFERÊNCIA | 7 mar. ’18 | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Conferência
Amílcar de Sousa e os primórdios do Naturismo em Portugal
por Isabel Drumond Braga
O movimento Saúde Natural existe desde o início do século XIX e Portugal acompanha de imediato essa tendência. Mas já desde o princípio desse século que a Homeopatia era praticada no país, sobretudo no Porto.
As grandes correntes de Saúde Natural do século XIX em Portugal são a Homeopatia, a Hidroterapia e a Alimentação Natural. No entanto, nesse período, só há notícia da existência de médicos no país, sendo que os primeiros naturopatas a exercer em Portugal datam de começos do século XX. É sobretudo após a implantação da República que a Saúde Natural se desenvolve, com o nascimento de instituições marcantes como a Sociedade Portuguesa de Naturalogia, a Farmácia Homeopática de Santa Justa e a revista O Vegetariano.
Com a instauração da ditadura e com a tensão político-social internacional, a circulação de ideias e experiências é dificultada, o que condiciona também o desenvolvimento desta área. É preciso chegar a década de 70, e a chamada «primavera marcelista», para a Saúde Natural começar a ter maior expressão.
Mas é com o 25 de Abril de 1974 que se dá a grande explosão. O movimento ecológico ganha força, a macrobiótica cria maior dinâmica, e a partir da década de 80 surge o ensino organizado das medicinas naturais, do qual resulta a formação de milhares de profissionais em Naturopatia, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa e Osteoterapia, entre outros.
Com a publicação da Classificação Nacional das Profissões, em 1994, o Estado, até então longe do movimento, assume a existência de três profissões de medicina natural: Naturopata-Naturologista, Homeopata-Naturologista e Acunpuntor-Naturologista. E em 2003 o Parlamento aprova por unanimidade a lei do enquadramento-base das terapêuticas não-convencionais.
Na exposição, comissariada por Carlos Campos Ventura, estão patentes livros, folhetos e diferentes materiais que resumem e documentam a presença da Saúde Natural em Portugal desde o seu início. Para o comissário, a Saúde Natural «semeou e foi suporte na defesa de inúmeras tendências inovadoras que a sociedade foi adotando», nos campos da alimentação, da medicina, dos cuidados de saúde e até da atividade física, contribuindo decisivamente para o «acesso das populações à liberdade de escolha relativamente à sua saúde e ao seu corpo» e mesmo para o «questionamento de como se relacionam com o planeta e a natureza, com a economia e os poderes vigentes».
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONVERSAS | Conversas Camonianas | 5 MAR. ’25 | 16h00 | BNP – Auditório
Marcia Arruda Franco, professora da USP, publicou em 2019 Camões e Garcia de Orta: em Goa e em Portugal e, mais recentemente, em 2024, duas obras, envolvendo pesquisa camoniana, Vidas de Camões no século XVII e Cartas em Prosa e descrição do hospital de Cupido

TEATRO COM LEITURAS | Luís de Camões: uma voz escrita! | 26 fev. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Trabalhar autores fundamentais da língua e literatura de Portugal não é novidade para a Associação Coisa Feita que conta, no seu historial de mediação nacional, autores como Gil Vicente, António Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e, agora Luís de Camões.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 fev. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

Concurso Internacional de Fotografia “João Taborda Portuguese Salon 2025”
Para comemorar a terceira edição do Concurso, foram criados seis Prémios exclusivos do Salão: Três prémios “Portuguese Memorial” (1º,2ª e 3ªlugares ) – Três Prémios “João Taborda” (Melhor autor português, Melhor autor do Salão, Melhor Clube/ Associação Fotográfica).