Notícias
Divulgação Cultural
Conferência | Domenico Scarlatti em Portugal: uma perspectiva histórica | 3 abr. | 16h00 | BNP
Domenico Scarlatti em Portugal: uma perspetiva histórica
CONFERÊNCIA | 3 abr. ’18 | 16h00 | Auditório BNP
No faustoso Portugal do século XVIII Domenico Scarlatti encontra os mais importantes apoios e mecenas e as condições necessárias que lhe permitem criar música sem limites. É ali que a música tradicional ibérica chega ao seu conhecimento e muda para sempre a sua forma de compor, tornando as suas composições únicas e com sonoridades avançadas para a época.
Partindo da apresentação do livro “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra” (AvA Musical Editions), os oradores Francesco Luciani e Alexandra Gomes convidam o público a empreender uma viagem histórica pela obra, nomeadamente as suas famosas sonatas, e pela vida deste compositor, com especial enfoque na sua vida em Portugal, desvendando especificidades e curiosidades deste homem das artes que ainda hoje é uma influência transversal a toda a história da música.
Francesco Luciani é natural da Itália e é músico, compositor, professor e formador. É mestre em performance e em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A sua carreira de concertista divide-se entre a Europa, África e a América Latina. Enquanto compositor tem vários livros e e-books publicados, sendo um dos compositores que colabora regularmente com a AVA Musical Editions. Entre os seus livros contam-se edições de pendor didático para guitarra clássica e transcrições para este instrumento de peças para guitarra solo e duos. O seu mais recente livro é “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra”, uma transcrição para guitarra clássica em lançamento em Abril de 2018 sob a chancela da AvA Musical Editions. Tem igualmente editados os seus CD “Sonatas Ibéricas” e “J.S. Bach – Sonata/ Suite/ Partita”, ambos com a Editora Ovação. A sua atividade didática tem-no levado a lecionar em diversas escolas e conservatórios de música em Portugal e Itália, tendo já larga experiência na área de educação. Além das aulas, realiza master classes e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica, e enquanto formador tem ministrado diversos cursos direcionados para professores de instrumento, música e educação musical. Atualmente vive e trabalha na Itália, realizando regularmente cursos para professores, master classes, concertos e outras apresentações públicas também em Portugal e Espanha.
Alexandra Gomes é licenciada em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em empreendedorismo e gestão de PME pelo Instituto Politécnico de Portalegre. A sua formação académica e profissional proporcionou-lhe a oportunidade para exercer diferentes trabalhos e tarefas a nível profissional. Assim, tem trabalhado em áreas como o jornalismo, a consultoria, a produção de eventos e espetáculos e o turismo. Sendo formadora certificada, também trabalha na área da formação e educação. Tem exercido principalmente a atividade de consultora, trabalhando em vários projetos ligados à gestão cultural com especial foco nas áreas ligadas à música erudita. Dessa sua atividade faz parte trabalhos de agenciamento, assessoria de comunicação (gestão de imagem, assessoria de imprensa, marketing e relações públicas) e a gestão de projetos musicais (organização de tournées, gestão de apoios e patrocínios, edição de CD, de livros e e-Books, entre outros). O seu último trabalho publicado é o livro “O Negócio da Música Clássica em Portugal – Dicas para Músicos” (2015, Lisboa, AvA Musical Editions), um livro técnico dedicado à temática da gestão cultural e gestão de carreira artística/musical. É da sua autoria a introdução do livro “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra” por Francesco Luciani (2018, Lisboa, Ava Musical Editions).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00
Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição
Concerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções
Seminário Internacional | Primaveras medievais: Ancestralidades e Resistências | 25 maio ’22 | 9h45-16h45
Terceira edição do seminário internacional Primaveras Medievais, em associação com as V Jornadas Género e Literatura. Organização do Grupo Christine de Pizan (CNPQ) e Isabel Lousada (CICS NOVA e CLEPUL FLUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e a participação do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal da Paraíba.
27 MAIO | MÍSIA, ANIMAL SENTIMENTAL
Concerto de estreia do novo álbum de Mísia, fadista, cantora e contadora de histórias há mais de três décadas. Histórias, canções, episódios cómicos e trágicos, revelados em palco, o habitat natural de qualquer animal sentimental.