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Divulgação CulturalCCB | Conferências com Pilar Silva Maroto e Joaquim Oliveira Caetano + Documentário El Bosco. El Jardín de Los Sueños | Ciclo Hieronymus Bosch | 15 ABRIL
Conferências com Pilar Silva Maroto e Joaquim Oliveira Caetano
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Documentário El Bosco. El Jardín de Los Sueños
15 de abril
CCB . 15 abril às 15h00 > Conferências na Sala Luís de Freitas Branco:
Em Torno da Exposição El Bosco. La exposición del V centenario no Museu do Prado: Projeto, Pesquisa e Montagem
PILAR SILVA MAROTO (Comissária da exposição El Bosco. La exposición del V centenario, Museu do Prado)
Em 2016, por ocasião da comemoração do V Centenário da morte de Bosch (1450-1516), o Museu do Prado realizou uma grande exposição monográfica sobre o artista. Na primeira parte da intervenção, alude-se ao projeto e à pesquisa que ocorreu nos anos anteriores à exposição. Os restauros que foram realizados permitiram adquirir um melhor conhecimento do trabalho de Bosch, dada a importância que nele têm as pinceladas de superfície. A segunda parte da conferência será dedicada à montagem da exposição.
Bosch: Mal e Moral no Tríptico de Lisboa
JOAQUIM OLIVEIRA CAETANO (Conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)
O tríptico das Tentações de Santo Antão, de Hieronymus Bosch, das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, é uma das obras-primas do pintor e uma das suas pinturas mais complexas. Através de uma série complexa de associações simbólicas, Bosch identifica no tríptico o mal não apenas com o diabólico, mas com toda a espécie de desvios morais e sociais, de paixões extremadas, de costumes licenciosos e de marginalidade social. Vícios, loucura, violência, jogo, engano, preguiça, marginalidade ou mendicidade fazem parte do mundo renegado pela sua moral, marcada por uma ideologia que confundia propositadamente a religião com a ética, o mal com o desvio social, a irracionalidade com a marginalidade, associando vício e loucura, pecado e festa, alteração e caos na mesma noção do pecado, como elementos de risco no estreito caminho da alma humana para a salvação.
CCB . 15 abril às 17h30 > Documentário no Grande Auditório:
El Bosco. El Jardín de los Sueños
Documentário de JOSÉ LUIS LÓPEZ-LINARES
Documentário legendado em inglês
O documentário El Bosco. El Jardin de los Sueños é uma reflexão sobre O Jardim das Delícias, de Bosch, um quadro hipnótico. Quando está fechado, o seu exterior representa o globo terrestre, a Terra, dentro de uma esfera transparente. Ao abrir-se, o tríptico mostra-nos um jardim de imagens oníricas. O paraíso, com Adão e Eva, à esquerda, a luxúria e os prazeres da carne ao centro e o inferno à direita.
O filme, com direção de José Luis López-Linares, parte de uma ideia original do historiador Reindert Falkenburg e pretende dar respostas aos múltiplos mistérios que a pintura encerra.
16 SET | HORA DO SERENO: RAGAS DO NORTE DA ÍNDIA | CONCERTO
Este concerto apresenta dois virtuosos da música clássica hindustani, a par to ensemble Luso Sangeet. Apesar de trabalhar dentro dos valores tradicionais da música hindustani, Luso Sangeet inclui actualmente nos seus programas textos de autores portugueses.
Visita guiada | Mostra | Restauração e a fortificação moderna. Nicolau de Langres e as praças no Alentejo | 1 set. ’22 | 16h30 | com Margarida Valla
A reafirmação da fronteira terreste na Restauração de 1640, dominou a estratégia política definida por D. João IV, através de novas fortificações nas cidades e vilas designadas Praças-Fortes, e da contratação de engenheiros militares estrangeiros que dominavam esta arte ou ciência desenvolvida a partir da Guerra dos Trinta Anos (1618-48).
Visita Guiada | Exposição | Rituais públicos no império português 1640-1821 | 12 ago. | com Ângela Barreto Xavier
Entre 1640 e 1821, foram muitos os rituais públicos que ocorreram em cidades e vilas de todo o império português. Contam-se, entre eles, entradas solenes, procissões, canonizações e diversas festas religiosas, incluindo, nascimentos, batismos, casamentos e funerais régios
Mostra | Restauração e a fortificação moderna: Nicolau de Langres e as praças no Alentejo | 2 ago. – 1 out. ’22
A reafirmação da fronteira terreste na Restauração de 1640, dominou a estratégia política definida por D. João IV, através de novas fortificações nas cidades e vilas designadas Praças-Fortes, e da contratação de engenheiros militares estrangeiros que dominavam esta arte ou ciência desenvolvida a partir da Guerra dos Trinta Anos (1618-48).