Notícias
Divulgação CulturalLançamento/Conferência : Práticas da História / A História de Hayden White | 12 abr. | 16h00 | BNP
Práticas da História / A História de Hayden White
LANÇAMENTO / CONFERÊNCIA | 12 abr. ’18 | 16h00 | Auditório da BNP | Entrada livre
A morte do historiador norte-americano Hayden White (1928-2018) é a ocasião para um regresso à leitura da sua obra, elemento incontornável nos debates sobre a disciplina da História, os seus limites e as suas possibilidades, ou não fosse ele o autor que maior atenção suscitou no campo específico da Teoria da História, pelo menos desde o seu livro Metahistory – the Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe, de 1973. Foi, no entanto, em torno de vários dos seus ensaios – um género que cultivava com particular apreço – que a chama do debate acerca das suas propostas se foi mantendo sempre viva, convocando, de modo frequentemente polémico, figuras de proveniência tão diversa como Albert Camus, Michael Oakeshott, W.G.Sebald, Judith Butler ou Oliver Stone. E é em torno desses gestos ensaísticos que a revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past organiza esta sessão, em que igualmente faremos uma breve apresentação de mais um número da nossa revista.
Para discutir os contributos de White, convidámos alguns colegas a debruçarem-se sobre um ensaio de White à sua escolha, compondo-se assim um programa que nos levará do seu texto seminal sobre o fardo da história às suas intervenções mais recentes em torno da ideia de um passado prático.
16h00 | lançamento do n.º 4 da revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, no qual participam Andrew Elliot, Víctor Barros, Riccardo Facchini, Maria João Cantinho, Sanjay Seth, Judith Revel, Elisa Lopes da Silva, Yuri Slezkine, José Neves e Rui Lopes.
A partir de 12 de abril, disponível em acesso aberto em www.praticasdahistoria.pt.
16h15 | A História de Hayden White
The Burden of History (1966)
por José Neves (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea)
Historical Text as Literary Artifact (1974)
por Joana Cunha Leal (NOVA-FCSH, Instituto de História de Arte)
The Tropics of History: the Deep Structure of the New Science (1976)
por Maria-Benedita Basto (Paris-Sorbonne IV)
The Modernist Event (1996)
por Luís Trindade (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea; Birkbeck College)
Guilty of History? The longue durée of Paul Ricoeur (2007)
por João Luís Lisboa (NOVA-FCSH, CHAM – Centro de Humanidades)
The Practical Past (2010)
por Rui Tavares (European University Institute, School of Transnational Governance)
Moderação de Elisa Lopes da Silva (ICS-UL)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.