Notícias
Divulgação CulturalLançamento/Conferência : Práticas da História / A História de Hayden White | 12 abr. | 16h00 | BNP
Práticas da História / A História de Hayden White
LANÇAMENTO / CONFERÊNCIA | 12 abr. ’18 | 16h00 | Auditório da BNP | Entrada livre
A morte do historiador norte-americano Hayden White (1928-2018) é a ocasião para um regresso à leitura da sua obra, elemento incontornável nos debates sobre a disciplina da História, os seus limites e as suas possibilidades, ou não fosse ele o autor que maior atenção suscitou no campo específico da Teoria da História, pelo menos desde o seu livro Metahistory – the Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe, de 1973. Foi, no entanto, em torno de vários dos seus ensaios – um género que cultivava com particular apreço – que a chama do debate acerca das suas propostas se foi mantendo sempre viva, convocando, de modo frequentemente polémico, figuras de proveniência tão diversa como Albert Camus, Michael Oakeshott, W.G.Sebald, Judith Butler ou Oliver Stone. E é em torno desses gestos ensaísticos que a revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past organiza esta sessão, em que igualmente faremos uma breve apresentação de mais um número da nossa revista.
Para discutir os contributos de White, convidámos alguns colegas a debruçarem-se sobre um ensaio de White à sua escolha, compondo-se assim um programa que nos levará do seu texto seminal sobre o fardo da história às suas intervenções mais recentes em torno da ideia de um passado prático.
16h00 | lançamento do n.º 4 da revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, no qual participam Andrew Elliot, Víctor Barros, Riccardo Facchini, Maria João Cantinho, Sanjay Seth, Judith Revel, Elisa Lopes da Silva, Yuri Slezkine, José Neves e Rui Lopes.
A partir de 12 de abril, disponível em acesso aberto em www.praticasdahistoria.pt.
16h15 | A História de Hayden White
The Burden of History (1966)
por José Neves (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea)
Historical Text as Literary Artifact (1974)
por Joana Cunha Leal (NOVA-FCSH, Instituto de História de Arte)
The Tropics of History: the Deep Structure of the New Science (1976)
por Maria-Benedita Basto (Paris-Sorbonne IV)
The Modernist Event (1996)
por Luís Trindade (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea; Birkbeck College)
Guilty of History? The longue durée of Paul Ricoeur (2007)
por João Luís Lisboa (NOVA-FCSH, CHAM – Centro de Humanidades)
The Practical Past (2010)
por Rui Tavares (European University Institute, School of Transnational Governance)
Moderação de Elisa Lopes da Silva (ICS-UL)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Apresentação | Relatório de Auscultação à Sociedade Civil – Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações | 15 set. ’22 | 10h00-12h30
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), em cooperação com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lançou no passado dia 29 de junho, um questionário sobre o Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações (PNIPGM) para auscultar e reforçar o envolvimento da Sociedade Civil na implementação do Plano.
Colóquio e Visita Guiada | Mostra | Pinharanda Gomes: historiador do pensamento português | 15 set. ’22
Esta mostra, dedicada a Jesué Pinharanda Gomes (Sabugal, 1939 – Loures, 2019) destaca o autor enquanto o maior historiador do pensamento português de todos os tempos. Ativo numa perspectiva espiritualista e católica, estatuto que reivindica desde os primeiros livros e a que sempre se manteve fiel, Pinharanda Gomes produziu uma obra vastíssima, sobre uma inúmera multiplicidade de temas.
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO | CASA DA MÚSICA | Sinfónica nos Aliados
No ano em que se assinala o regresso à Avenida dos Aliados, a Sinfónica brinda o público com algumas das mais célebres aberturas do repertório, todas elas obras que se emanciparam das óperas e que hoje integram o catálogo de orquestras do mundo inteiro.
Conferência de Encerramento e Visita guiada | Exposição | Un mirabile inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 16 set. | 16h00
As litografias em exposição ilustram os 17 primeiros cantos do Inferno, e fazem parte, de uma monumental edição produzida por Amos Nattini, e de um volume específico, encontrado inesperadamente nos arquivos da Biblioteca Farnesina do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, que terá sido doado pelo pintor ao então Subsecretário dos Negócios Estrangeiros, Dino Grandi, em 1927.