Notícias
Divulgação CulturalLançamento/Conferência : Práticas da História / A História de Hayden White | 12 abr. | 16h00 | BNP
Práticas da História / A História de Hayden White
LANÇAMENTO / CONFERÊNCIA | 12 abr. ’18 | 16h00 | Auditório da BNP | Entrada livre
A morte do historiador norte-americano Hayden White (1928-2018) é a ocasião para um regresso à leitura da sua obra, elemento incontornável nos debates sobre a disciplina da História, os seus limites e as suas possibilidades, ou não fosse ele o autor que maior atenção suscitou no campo específico da Teoria da História, pelo menos desde o seu livro Metahistory – the Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe, de 1973. Foi, no entanto, em torno de vários dos seus ensaios – um género que cultivava com particular apreço – que a chama do debate acerca das suas propostas se foi mantendo sempre viva, convocando, de modo frequentemente polémico, figuras de proveniência tão diversa como Albert Camus, Michael Oakeshott, W.G.Sebald, Judith Butler ou Oliver Stone. E é em torno desses gestos ensaísticos que a revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past organiza esta sessão, em que igualmente faremos uma breve apresentação de mais um número da nossa revista.
Para discutir os contributos de White, convidámos alguns colegas a debruçarem-se sobre um ensaio de White à sua escolha, compondo-se assim um programa que nos levará do seu texto seminal sobre o fardo da história às suas intervenções mais recentes em torno da ideia de um passado prático.
16h00 | lançamento do n.º 4 da revista Práticas da História – a Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, no qual participam Andrew Elliot, Víctor Barros, Riccardo Facchini, Maria João Cantinho, Sanjay Seth, Judith Revel, Elisa Lopes da Silva, Yuri Slezkine, José Neves e Rui Lopes.
A partir de 12 de abril, disponível em acesso aberto em www.praticasdahistoria.pt.
16h15 | A História de Hayden White
The Burden of History (1966)
por José Neves (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea)
Historical Text as Literary Artifact (1974)
por Joana Cunha Leal (NOVA-FCSH, Instituto de História de Arte)
The Tropics of History: the Deep Structure of the New Science (1976)
por Maria-Benedita Basto (Paris-Sorbonne IV)
The Modernist Event (1996)
por Luís Trindade (NOVA-FCSH, Instituto de História Contemporânea; Birkbeck College)
Guilty of History? The longue durée of Paul Ricoeur (2007)
por João Luís Lisboa (NOVA-FCSH, CHAM – Centro de Humanidades)
The Practical Past (2010)
por Rui Tavares (European University Institute, School of Transnational Governance)
Moderação de Elisa Lopes da Silva (ICS-UL)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00
Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição
Concerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções
Seminário Internacional | Primaveras medievais: Ancestralidades e Resistências | 25 maio ’22 | 9h45-16h45
Terceira edição do seminário internacional Primaveras Medievais, em associação com as V Jornadas Género e Literatura. Organização do Grupo Christine de Pizan (CNPQ) e Isabel Lousada (CICS NOVA e CLEPUL FLUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e a participação do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal da Paraíba.
27 MAIO | MÍSIA, ANIMAL SENTIMENTAL
Concerto de estreia do novo álbum de Mísia, fadista, cantora e contadora de histórias há mais de três décadas. Histórias, canções, episódios cómicos e trágicos, revelados em palco, o habitat natural de qualquer animal sentimental.