Notícias
Divulgação Cultural
Recital | Trio Qualea | 3 maio | 15h00 | BNP
Trio Qualea
RECITAL | 3 maio ’18 | 15h00 | Auditório | Entrada livre
Ricardo Freire, clarinete
Sonia Ray, contrabaixo
Werner Aguiar, viola
O Qualea Trio foi formado em março de 2017, quando os amigos de longa data e músicos profissionais decidiram tocar juntos pela primeira vez e encomendaram a Estércio Marquez Cunha (compositor brasileiro de grande respeito) uma peça para esta formação incomum. Desde então, outros compositores brasileiros têm dedicado peças ao grupo, que toca também os seus próprios arranjos de música brasileira clássica e popular, assim como obras de referência para os seus instrumentos.
O nome Qualea foi inspirado na árvore homónima típica do cerrado brasileiro, onde atuam os três membros do Trio. Esta árvore cresce até tamanhos gigantescos mesmo em solos arenosos e pouco férteis, além de dar lindas flores coloridas.
Programa
Estércio Marquez CUNHA (1941-)
Music for Clarinet, Double Bass and Guitar (2016)
Antonio Celso RIBEIRO (1963-)
Four impressions on a portrait of a female worker… (2017)
For Clarinet, Double Bass and Guitar
Sorrow
Omen
Expectation
Registration
Luiz FARACO (1960-)
O Que Sobrou (What is Left)
Arranged by Bruno Rejan for Clarinet, Double Bass and Guitar (2017)
Luiz AMERICANO (1900-1960)
Sorriso de Cristal
Arranged by for Clarinet, Double Bass and Guitar (2017)
Astor PIAZZOLLA (1921-1992)
Libertango
Arranged by Werner Aguiar for for Clarinet, Double Bass and Guitar (2017)
Nestor de Hollanda CAVALCANTI (1949-)
Three Popular Songs almost Classical (1997)
Arranged by Ricardo Freire for Clarinet, Double Bass and Guitar (2017)
Luiz BONFÁ (1922-2001)
Manhã de Carnaval (Black Orpheus)
Arranged by Qualea Trio for Clarinet, Double Bass and Guitar (2017)
Ricardo Freire possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1992), Bacharelato em Música pela Universidade de Brasília (1991), Master of Music – Michigan State University (1994) e Doctoral In Musical Arts – Michigan State University (2000). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas e professor Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical. Suas pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: performance de clarinete, performance musical e cognição, teoria musical e educação musical.
Sonia Ray é professora titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona contrabaixo. Possui formação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp (SP, 1993), Mestrado (1996) e Doutorado (1998) em Performance e Pedagogia do Contrabaixo, ambos na University of Iowa, EUA. Apresenta-se regularmente em performances de contrabaixo, priorizando o repertório contemporâneo. É artista convidada da International Society of Bassists desde 1993. Concluiu 2 estágios de Pós-doutoramento – um na University of North Texas (2008) e outro na Universitè Paris VIII, França (2016-2017). Foi Presidente da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Gestão 2007-2011) e é sócia-fundadora da ABCM-Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, da ABRAPEM – Associação Brasileira de Performance Musical e da ABC-Associação Brasileira de Contrabaixistas. É criadora da Revista Música Hodie (Qualis A1) e presidiu ao seu Conselho Editorial de 2001 a 2016.
Werner Aguiar tem um Bacharelato em Música (viola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e é doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado da Escola de Música e Artes Cénicas da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Música. As suas pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: Performance da Viola, Performance Musical em Geral, Poética, Hermenêutica, Mito, Filosofia e Linguagem.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Lançamento | Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal | 01 jun. ’22 | 18h00
Destinada à Basílica de São Pedro, em Roma (1750), esta obra é única no contexto da produção policoral sacra de Jommelli. Além de ser a obra de estreia do compositor na basílica vaticana, as soluções policorais aí contidas demonstram um alto grau de experimentação por Jommelli, então recém-contratado como maestro assistente dessa instituição
Concerto | O diário de um desaparecido, de Leoš Janáček | 28 maio ’22 | 21h30 | Átrio do Anfiteatro
No âmbito das comemorações do centenário do escritor e encenador Jorge Listopad (1921-2017), o MPMP Património Musical Vivo convidou o jovem compositor Miguel Resende Bastos, galardoado com o Prémio Musa 2020, a adaptar o célebre ciclo de canções
Seminário Internacional | Primaveras medievais: Ancestralidades e Resistências | 25 maio ’22 | 9h45-16h45
Terceira edição do seminário internacional Primaveras Medievais, em associação com as V Jornadas Género e Literatura. Organização do Grupo Christine de Pizan (CNPQ) e Isabel Lousada (CICS NOVA e CLEPUL FLUL), com o apoio da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e a participação do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal da Paraíba.
27 MAIO | MÍSIA, ANIMAL SENTIMENTAL
Concerto de estreia do novo álbum de Mísia, fadista, cantora e contadora de histórias há mais de três décadas. Histórias, canções, episódios cómicos e trágicos, revelados em palco, o habitat natural de qualquer animal sentimental.