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Divulgação CulturalSimpósio Internacional | Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio | 10-11 maio | BNP
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Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio
SIMPÓSIO INTERNACIONAL | 10 e 11 maio ’18 | Auditório | BNP | Entrada Livre
A Biblioteca Nacional de Portugal acolhe um Simpósio Internacional consagrado à figura e à obra de Jaime Cortesão. Esta iniciativa está centrada na acção cívica e na obra científica que Jaime Cortesão realizou durante as cerca de três décadas em que permaneceu exilado na sequência da instauração da ditadura em Portugal e do seu saneamento compulsivo do cargo de Director da Biblioteca Nacional de Lisboa, em 1927.
Pretende-se criar um espaço para apresentação dos mais recentes resultados da investigação realizada em torno da obra do autor de Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid e da História do Brasil nos velhos mapas. Pretende-se também aprofundar o conhecimento sobre os sucessivos contextos de exílio que Jaime Cortesão enfrentou na Europa e no Brasil, com destaque para aqueles que decorreram na Espanha republicana e no Rio de Janeiro das décadas de 1940 e 1950. Esta iniciativa constitui ainda uma oportunidade para reflectir sobre o importante legado de Cortesão enquanto editor e tradutor, assim como para analisar o estado actual dos projectos de edição da sua obra.
O Simpósio Internacional «Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio» resulta de uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG- ULisboa) e do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM-NOVA FCSH e UAc), em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal. Esta iniciativa é realizada no âmbito das actividades do Projecto de Investigação FCT/CAPES «Saberes geográficos e geografia institucional: influência e relações recíprocas entre Portugal e o Brasil no século XX» (CEG-ULisboa) e do grupo de investigação «Leitura e formas de escrita» do CHAM.
Fonte: bnportugal.pt
![Apresentação | As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores | 05 jul. ’22 | 17h00 | Auditório | Entrada livre](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/07/yardfeat.jpg)
Apresentação | As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores | 05 jul. ’22 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
O livro que agora se apresenta, As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores dá a conhecer o exemplar da primeira edição desta obra que se encontra no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
![Exposição | Rituais públicos no império português 1640-1821 | Inauguração 30 jun. 18h00 | Sala de Exposições Piso 3](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/06/rifeat.jpg)
Exposição | Rituais públicos no império português 1640-1821 | Inauguração 30 jun. 18h00 | Sala de Exposições Piso 3
Entre 1640 e 1821, foram muitos os rituais públicos que ocorreram em cidades e vilas de todo o império português. Contam-se, entre eles, entradas solenes, procissões, canonizações e diversas festas religiosas, incluindo, nascimentos, batismos, casamentos e funerais régios.
![Mostra | Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 28 jun. – 16 set. ’22 | Inauguração 28 jun. 18h00 | Sala de Referência](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/06/dantefeat.jpg)
Mostra | Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini | 28 jun. – 16 set. ’22 | Inauguração 28 jun. 18h00 | Sala de Referência
Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini é uma exposição de litografias, produzidas pelo pintor genovês Amos Nattini (1892-1985), sobre o livro o Inferno do poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
![Arrábida Sinfónica · 24 + 25 Junho · Entrada livre](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/06/arrabidafeat.jpg)
Arrábida Sinfónica · 24 + 25 Junho · Entrada livre
O calor do Verão dá o mote para o regresso aos concertos fora de Casa. A Casa da Música, a Câmara Municipal de Gaia e o ArrábidaShopping reúnem forças para oferecer dois concertos à cidade de Vila Nova de Gaia.