Notícias
Divulgação CulturalTributo a D. Helena · 25-27 Mai
Tributo a D. Helena · 25-27 Mai
O piano celebra-se no fim-de-semana em que Helena Sá e Costa, pedagoga e concertista portuense, completaria 105 anos. A homenagem começa e termina com o maestro-pianista Christian Zacharias – primeiro junto da Orquestra Sinfónica, num programa que inclui um Concerto para piano de Mozart, e depois num recital a solo com Bach, Haydn e Schubert, a encerrar mais uma impressionante maratona de teclistas, participada por centenas de jovens pianistas, organistas e cravistas. Pelo meio, na tarde de sábado, há ainda o espectáculo Piano Caos, do Serviço Educativo.
Saber mais: casadamusica.com
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Aula de dança | Danças Antigas. Contradanças do século XVIII I 27 maio ’23 I 10h00-13h00 I Sala Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos.
Concerto | Caravelas na BNP | 25 maio ’23 | 18h00
O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (CESEM, NOVA FCSH), em parceria com o Centro de Musicologia de Penedo (Alagoas, Brasil), organiza um concerto no âmbito do Festival de Música de Penedo, que terá lugar em Portugal entre os dias 25 e 26 de maio.
Performance | «Print temps» de Regina Frank | No encerramento da exposição «O tempo das imagens IV» | 4 maio ’23 | 18h00
Regina Frank apresenta, no encerramento da exposição O Tempo das Imagens IV. Edições recentes do Centro Português de Serigrafia (em exibição na BNP até dia 6 de maio), a performance PRINT TEMPS.
Exposição | Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém. Uma tradição desconhecida | Inauguração: 3 maio ’23 | 18h00
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) possui um grande número de livros de coro provenientes do Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Mosteiro dos Jerónimos. Estes manuscritos, apesar de representarem um testemunho precioso da vivência litúrgica e musical do Mosteiro, permaneceram durante muito tempo praticamente desconhecidos entre a comunidade musicológica.