Notícias
Divulgação CulturalVisita Palácio e Convento de Mafra (12 de Maio) | visita ao museu nacional ferroviário (26 de maio)

VISITA COMENTADA AO PALÁCIO E CONVENTO DE MAFRA (COM ALMOÇO), 12 de maio
A visita será comentada pelo Sr Dr Moutinho Borges
Esta visita é uma oportunidade única, pois como é uma Unidade Militar há sempre inúmeras actividades que impedem o livre acesso ao local.
Como a Sala do Trono foi recentemente aberta ao público, onde se destaca a excepcional pintura mural assim como à parte militar que o público não tem acesso,
A organização é da Caminhos com Carisma e inclui uma ementa preparada no Restaurante Adega do Convento com inspiração palaciana e conventual.
O grupo não pode exceder os 30 participantes, devendo as inscrições ser feitas directamente para:
Miguel Pereira – Caminhos com Carisma: caminhoscomcarisma@gmail.com
RNAT nº 86/2016. RNAVT Registo n.º 7159
Rua Raul Mesnier du Ponsard, nº 4, 3º esqº – 1750-243 Lisboa
914907446 / 967055233.

Micro Maratona Fotográfica – Museu Nacional ferroviário, 26 de maio de manhã
A próxima Micro Maratona Fotográfica organizada pela Associação Juvemedia irá acontecer no último sábado do mês de maio. Munidos das nossas objetivas – ou simplesmente do sentido da visão e do gosto pela cultura – iremos olhar e fotografar o museu nacional ferroviário no Entroncamento.
Preço de Sócio Juevemedia: 10€
Preço de Não Sócio: 20€
O preço inclui qualquer despesa de entrada no museu e seguro de acidentes pessoais. Não inclui despesas de deslocação|alimentação.
Ficha de inscrição: http://bit.ly/JUVEMEDIA_Maratonas_fotograficas
Programa
Ponto de encontro em Lisboa, em local a definir com os inscritos, para gestão do transporte a realizar em automóvel (dos participantes). Os participantes que preferirem podem escolher como ponto de encontro o próprio Museu, no complexo ferroviário do Entroncamento.
Chegada ao Museu Nacional Ferroviário às 10h00, seguida de visita guiada. Mediante disponibilidade, passeio num minicomboio.
Uma vez que não está incluído o almoço, se houver interesse dos participantes será livre mas temos algumas sugestões de restaurantes.
A utilização do tripé nesta maratona é recomendável.
Mais informações através do email info@juvemedia.pt ou do telefone 213 542 711.

CICLO DE CONVERSAS | Conversas Camonianas | 5 MAR. ’25 | 16h00 | BNP – Auditório
Marcia Arruda Franco, professora da USP, publicou em 2019 Camões e Garcia de Orta: em Goa e em Portugal e, mais recentemente, em 2024, duas obras, envolvendo pesquisa camoniana, Vidas de Camões no século XVII e Cartas em Prosa e descrição do hospital de Cupido

TEATRO COM LEITURAS | Luís de Camões: uma voz escrita! | 26 fev. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Trabalhar autores fundamentais da língua e literatura de Portugal não é novidade para a Associação Coisa Feita que conta, no seu historial de mediação nacional, autores como Gil Vicente, António Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e, agora Luís de Camões.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 22 fev. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).

Concurso Internacional de Fotografia “João Taborda Portuguese Salon 2025”
Para comemorar a terceira edição do Concurso, foram criados seis Prémios exclusivos do Salão: Três prémios “Portuguese Memorial” (1º,2ª e 3ªlugares ) – Três Prémios “João Taborda” (Melhor autor português, Melhor autor do Salão, Melhor Clube/ Associação Fotográfica).