Notícias
Divulgação CulturalConcerto | Coro ISCTE-IUL | 13 jul. | 18h00 | BNP
Coro ISCTE-IUL
CONCERTO | 13 jul. ’18 | 18h00 | Átrio da BNP | Entrada Livre
Programa
Belle que tiens ma vie | Thoinot Arbeau (1519 – 1595)
Ay Linda amiga | Anónimo (Península Ibérica, séc. XVI)
A la villa voy | Anónimo (Península Ibérica, séc. XVI)
Il est belle et bon | Pierre Passerau (França, fl. 1509 – 1547)
Poemário de Sophia | Eurico Carrapatoso (n. 1962)
3. Se
Somebody loves me | George Gershwin (1898-1937)
Someone to watch over me | George Gershwin (arr. Teena Chinn)
Songs and Sonnets from Shakespeare |
Música de George Shearing (1919-2011) a partir de texto de William Shakespeare
1. Live with me and be may love
5. Who is Silvia
3. It was a lover and his lass
Direcção: Pedro Miguel
Piano: Bernardo Marques
Coro ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
A criação de um coro foi o desafio lançado em Setembro de 2015 pela Reitoria do ISCTE-IUL a toda a comunidade deste Instituto. De imediato aderiram várias dezenas de candidatos entre alunos, ex-alunos, docentes, investigadores e demais colaboradores. Inicia actividade em Outubro de 2015, sob a direção do maestro Pedro Miguel. Integra atualmente atualmente 30 elementos pertencentes à comunidade ISCTE-IUL mas também exteriores. Com menos de 3 anos de existência, tem vindo a marcar presença no quotidiano desta instituição participando nas diversas cerimónias institucionais e académicas e também atuando em conferências e outros eventos científicos.
Pedro Miguel iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, onde concluiu o curso de piano, com Marina Dellalian, e frequentou o Curso de Canto com Joana Levy. Frequentou, ainda, a licenciatura em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), está presentemente a concluir o Mestrado em Direção Coral, sob a orientação do Maestro Paulo Lourenço. Neste âmbito, foi Maestro Adjunto do Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa (2011/13), coro com o qual participou em 2012 no 1st Summer Choral Festival, em Lisboa, tendo alcançado a Medalha de Ouro (II) na Categoria B2. Em 2006 integrou o corpo docente do Conservatório Regional da Covilhã, onde lecionou até 2008, tendo sido Diretor Artístico do Orfeão da Covilhã (2006/08). Dirigiu o Coro do Orfeão de Leiria e o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria (2008/12), coro com o qual participou no Concurso Jovens Talentos 2011, onde alcançou o 1.º Prémio na categoria de classe de conjunto, escalão A. Dirigiu, entre 2006 e 2012, o Coro Vozes Crescendo. Em 2015 conquistou pela segunda vez a medalha de Ouro (III) na categoria Mixed Open Voices no âmbito do 4th Summer Choral Festival, em Lisboa, como maestro do Coro Regina Coeli de Lisboa. É membro do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian e Diretor Artístico do Grupo Coral de Queluz, do Coro Regina Coeli de Lisboa e do Coro ISCTE-IUL.
Fonte: bnportugal.pt
Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.
CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).
RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.
EXPOSIÇÃO | A China vista da Europa, séculos XVI-XIX | 29 nov. – 2 mar. ’24 | Sala de Exposições – Piso 2
A China integra o imaginário europeu desde tempos recuados, como espaço onde se projetam mitos, sonhos, expectativas e receios. A Europa foi conhecendo melhor a China, sobretudo desde finais Idade Média, por via das relações de alguns mercadores e missionários cristãos.