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Divulgação CulturalConcerto | Coro ISCTE-IUL | 13 jul. | 18h00 | BNP
Coro ISCTE-IUL
CONCERTO | 13 jul. ’18 | 18h00 | Átrio da BNP | Entrada Livre
Programa
Belle que tiens ma vie | Thoinot Arbeau (1519 – 1595)
Ay Linda amiga | Anónimo (Península Ibérica, séc. XVI)
A la villa voy | Anónimo (Península Ibérica, séc. XVI)
Il est belle et bon | Pierre Passerau (França, fl. 1509 – 1547)
Poemário de Sophia | Eurico Carrapatoso (n. 1962)
3. Se
Somebody loves me | George Gershwin (1898-1937)
Someone to watch over me | George Gershwin (arr. Teena Chinn)
Songs and Sonnets from Shakespeare |
Música de George Shearing (1919-2011) a partir de texto de William Shakespeare
1. Live with me and be may love
5. Who is Silvia
3. It was a lover and his lass
Direcção: Pedro Miguel
Piano: Bernardo Marques
Coro ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
A criação de um coro foi o desafio lançado em Setembro de 2015 pela Reitoria do ISCTE-IUL a toda a comunidade deste Instituto. De imediato aderiram várias dezenas de candidatos entre alunos, ex-alunos, docentes, investigadores e demais colaboradores. Inicia actividade em Outubro de 2015, sob a direção do maestro Pedro Miguel. Integra atualmente atualmente 30 elementos pertencentes à comunidade ISCTE-IUL mas também exteriores. Com menos de 3 anos de existência, tem vindo a marcar presença no quotidiano desta instituição participando nas diversas cerimónias institucionais e académicas e também atuando em conferências e outros eventos científicos.
Pedro Miguel iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, onde concluiu o curso de piano, com Marina Dellalian, e frequentou o Curso de Canto com Joana Levy. Frequentou, ainda, a licenciatura em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), está presentemente a concluir o Mestrado em Direção Coral, sob a orientação do Maestro Paulo Lourenço. Neste âmbito, foi Maestro Adjunto do Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa (2011/13), coro com o qual participou em 2012 no 1st Summer Choral Festival, em Lisboa, tendo alcançado a Medalha de Ouro (II) na Categoria B2. Em 2006 integrou o corpo docente do Conservatório Regional da Covilhã, onde lecionou até 2008, tendo sido Diretor Artístico do Orfeão da Covilhã (2006/08). Dirigiu o Coro do Orfeão de Leiria e o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria (2008/12), coro com o qual participou no Concurso Jovens Talentos 2011, onde alcançou o 1.º Prémio na categoria de classe de conjunto, escalão A. Dirigiu, entre 2006 e 2012, o Coro Vozes Crescendo. Em 2015 conquistou pela segunda vez a medalha de Ouro (III) na categoria Mixed Open Voices no âmbito do 4th Summer Choral Festival, em Lisboa, como maestro do Coro Regina Coeli de Lisboa. É membro do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian e Diretor Artístico do Grupo Coral de Queluz, do Coro Regina Coeli de Lisboa e do Coro ISCTE-IUL.
Fonte: bnportugal.pt
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.