Notícias
Divulgação CulturalSessão | Augusto Abelaira, um amigo também | 19 set. | 18h00 | BNP
Augusto Abelaira, um amigo também
SESSÃO | 19 setembro ’18 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Encontro sobre Augusto Abelaira, com intervenções de:
- Maria Antónia Palla – Augusto Abelaira, um amigo também
- Paulo Alexandre Pereira – Outrora, agora. Ler Augusto Abelaira hoje
Este encontro decorre no âmbito da exposição Augusto Abelaira e o continuum narrativo, patente na BNP até 29 de setembro.
Maria Antónia Palla nasceu em 1933 em casa dos avós paternos, no Seixal. Frequentou o Licée Français Charles Lepierre, em Lisboa, do 1.º ao 7.º anos. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa. Aí conheceu e se tornou amiga de Augusto Abelaira. É casada, tem um filho e dois netos. O jornalismo foi a sua única profissão, iniciada em 1968 no Diário Popular. Trabalhou depois em diversos jornais, revistas e televisão, notabilizando-se na realização de grandes reportagens e trabalhos de investigação.
Simultaneamente, desenvolveu intensa atividade cívica e política, nomeadamente na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e dos direitos das mulheres. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Sindicato e de presidente da Caixa de Previdência dos Jornalistas. Foi membro eleito do Conselho de Imprensa e do Fórum Português para a Paz e Democracia em Angola. É uma das fundadoras da Biblioteca Feminista Ana de Castro Osório, integrada na Biblioteca Municipal de Belém. Publicou vários livros dos quais de destacam: Só acontece aos outros: histórias de violência; Revolução, meu amor; e Viver pela liberdade.
É comendadora da Ordem da Liberdade. Após a reforma, aos 75 anos, manteve-se ativa, participando em campanhas eleitorais, colóquios, conferências, escrevendo artigos e prefácios, e apresentando livros.
Paulo Alexandre Pereira é licenciado em Português-Inglês (Universidade de Aveiro, 1990), mestre em Literatura Comparada (Universidade Nova de Lisboa, 1996) e doutor em Literatura (Universidade de Aveiro, 2005). Exerce funções como professor auxiliar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde, desde 1991, tem lecionado várias disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Literatura Portuguesa e desenvolvido atividade de investigação no domínio dos Estudos Literários. É investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Coordenou um volume de ensaios sobre a obra de Augusto Abelaira (Voltar a Ler: Augusto Abelaira, Universidade de Aveiro 2008) e publicou vários estudos sobre o autor que se encontram dispersos por diversas publicações nacionais.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Mesa-redonda | Do folhetim ao livro: o percurso do romance O Coruja | 12 nov. | 14h30 | BNP
O escritor Aluísio Azevedo (1857-1913) nasceu em São Luís do Maranhão, filho dos emigrantes portugueses David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto de Magalhães. É considerado o grande representante do Naturalismo no Brasil, sobretudo pela sua obra O cortiço.
Sessão | República das Letras – Palácios do Espírito. Livros e itinerários (séculos XVII-XIX) | 11 nov. | 16h00
Sessão com presença de Pierre-Antoine Fabre, José Adriano de Freitas Carvalho e moderação por Zulmira Coelho Santos. Organização conjunta do CEC – Centro de Estudos Clássicos (FLUL), CHAM – Centro de História e Além-Mar (FCSH/UNL), Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (Sorbonne Nouvelle), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Univ. de S. Paulo).e Cátedra Solange Parvaux IP (Sorbonne Nouvelle).
ENC: À Volta do Barroco · 05 – 21 Novembro
O festival À Volta do Barroco é o pretexto para encontros da Orquestra Barroca com a Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble, cruzando assim as partituras de grandes mestres do Barroco com compositores que não escaparam à sua influência.
Lançamento CD / Concerto | 50 peças para os 5 dedos | 2 nov. | 18h30 | BNP
No 100.º aniversário do compositor Fernando Corrêa de Oliveira (1921-2004), o MPMP apresenta a primeira gravação integral do seu ciclo 50 peças para os 5 dedos, páginas de dificuldade progressiva para jovens pianistas.