Notícias
Divulgação CulturalCCB | Conferência > A Escola de Frankfurt, Adorno, Marcuse e o Maio de 68 > Ana Rocha, dia 28 de novembro, às 18h – Centro de Congressos e Reuniões


A Escola de Frankfurt, Adorno, Marcuse e o Maio de 68
Ana Rocha
28 de novembro às 18h
Centro de Congressos e Reuniões
M/6
Será estabelecido um eixo entre as teorias dos alemães Marcuse e Adorno (a «teoria crítica da sociedade») e o activismo de Angela Davis, a militante e académica norte-americana que se distinguiu no confronto radical pelos civil rights, na luta contra a segregação social e racial, uma mulher que se candidatou à vice-presidência dos EUA em 1980 e em 1984. Actualmente com 74 anos de idade, Angela Davis foi aluna de Marcuse e também usufruiu de uma bolsa de estudo na Alemanha onde estudou com Adorno. Com uma voz muito crítica relativamente ao sistema carcerário do seu país natal, ela refere-se ao «complexo industrial das prisões» que encerra uma maioria de presidiários afro-americanos e latino-americanos, pessoas lançadas na marginalidade e no crime pela raça e pela classe social. Em 2011, acompanhou manifestações de Occupy Wall Street.
ANA ROCHA (A AUTORA ESCREVE SEGUNDO A ANTIGA ORTOGRAFIA)
Ana Rocha
Professora, jornalista, investigadora, conferencista, tradutora, radialista. Autora da peça teatral A Origem do Mundo (edições Húmus). Crítica no semanário Expresso.
Produção | CCB
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Fórum Turismo Palmela: 30 de outubro – Encontro reflete sobre Turismo e Paz
“Turismo e Paz” será o tema deste Encontro, em alinhamento com o tema proposto pela Organização Mundial de Turismo para este ano, para reflexão sobre o papel fundamental do turismo na promoção da paz mundial

SETEMBRO NO AUDITÓRIO | ESPECTÁCULOS GRATUITOS
Segunda | 9 Setembro | 19.00 – Raquel Marinho e Filipe Raposo dão voz aos poemas de António Ramos Rosa, homenageando o autor que afirmou “escrevo tentando ouvir o rumor do desconhecido”. Segunda | 30 Setembro | 19.00 – Eduardo Ramos [voz e alaúde árabe] e Carlos Mendonça [flauta e percussão] interpretam cantigas dos séculos XIII a XVI, oriundas de três culturas distintas.

CONCERTO COMENTADO | ZECA AFONSO. Estudos Musicais para dois Violoncelos | 2 set. ’24 | 17h30 | Auditório
No âmbito das Comemorações Oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril, em parceria com a Direcção-Geral das Artes e a Associação José Afonso (AJA), os Violoncelos de José Afonso apresentam o concerto comentado: “Zeca-Afonso – Estudos Musicais para Dois Violoncelos”

21 JULHO | NUMA NOITE DE VERÃO | CONCERTO
Música com lugar de honra no nosso imaginário colectivo: a abertura da ópera Don Giovanni e a Sinfonia N.º 40 [Mozart], e a visão de Mendelssohn para o clássico de Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão.