Notícias
Divulgação CulturalLançamento | José Vianna da Motta. Correspondência com Margarethe Lemke. 1885-1908 | 18 dez. | 18h30 | Fundação Calouste Gulbenkian
José Vianna da Motta
Correspondência com Margarethe Lemke
1885-1908
LANÇAMENTO | 18 dez. ’18 | 18h30 | Fundação Calouste Gulbenkian | Entrada livre
Esta obra reúne uma seleção de cartas e outra correspondência entre José Vianna da Motta (1868-1948) e as Senhoras Lemke, Marie Margarethe Lemke, com quem casou em 1897 e que morreu de forma inesperada três anos mais tarde, e Margarethe Elisabeth Lemke, tia desta, escritas entre 1885 e 1908, durante as oito estadias do compositor em Portugal.
Recorde-se que em 1882, com apenas 14 anos de idade, Vianna da Motta parte para Berlim, com uma bolsa de estudos do rei D. Fernando II, visando o seu aperfeiçoamento na arte do piano. Durante os anos que esta seleção de correspondência abarca residiu na Alemanha. A partir de meados de 1887, viveu com as Senhoras Lemke, a mais velha das quais, «de rara cultura artística e intelectual», como refere o próprio Vianna da Motta, influenciou significativamente a sua cultura e orientação musicais.
Pelas suas missivas vemos desfilar os personagens e instituições da época, entre os quais o violinista Victor Hussla – com um importante papel, juntamente com Alfredo Keil, na introdução de temas nacionais na composição erudita em Portugal –, o pianista Alexandre Rey Colaço, o violinista Bernardo Moreira de Sá, os artistas-intelectuais, António Arroyo e Michel’Angelo Lambertini. Por elas perpassa também a relação próxima com os monarcas e os ministros, as suas preocupações financeiras, o seu orgulho artístico, as rivalidades, as querelas estéticas, a relação ambivalente com o Conservatório, a inevitabilidade social da ópera, os projetos de composição e edição, as leituras, os problemas da família…
Estas cartas, que integram o espólio do compositor que se encontra à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal e outras que se encontram ainda na posse dos netos, são também reveladoras de variados aspetos da vida musical europeia de então, da produção de concertos à qualidade dos intérpretes (cantores, instrumentistas, orquestras, maestros).
É uma edição conjunta da Biblioteca Nacional de Portugal e do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
SESSÃO | Quando o passado se faz presente – Recursos digitais sobre escritoras portuguesas da Era Moderna (1500-1900) | 21 jun. ’24 | 15h00
Nas últimas décadas, investigadores de vários países preocuparam-se em recolher e disponibilizar dados sobre as escritoras portuguesas do passado e construiram ferramentas digitais de acesso aberto para dar a conhecer essa informação .
Méee Festival Folk: fim de semana de música e dança em Quinta do Anjo – conheça o programa!
Já está disponível o programa completo do 3.º Méee Festival Folk, que se realiza a 25 e 26 de maio, um fim de semana repleto de música e dança com um cartaz internacional, na aldeia de Quinta do Anjo.
3º Congresso Nacional de Doenças Raras – Inscrições Abertas
Tema: Be Aware of Rare | Data: 22 a 24 de Novembro de 2024 | Local: Hotel Eurostars Oasis Plaza, Figueira da Foz | Curso Pré-Congresso: Doenças Lisossomais de Sobrecarga | 21 de Novembro 2024 | Data limite para envio de abstracts: 31 de Outubro 2024
XXIII Concurso Literário “Manuel Maria Barbosa du Bocage” – poesia
Candidaturas estão abertas até 31 de Maio de 2024. O regulamento do concurso encontra-se disponível para consulta em: http://lasa.pt/index.php/concursos/regulamento