Notícias
Divulgação CulturalCCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História – Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00
![CCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História - Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00 CCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História - Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/01/unnamed-6.jpg)
![CCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História - Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00 CCB | Ciclo Os Grandes Conflitos da História - Da Idade Média ao século XX > janeiro a março, sábados às 12:00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/01/viajeo.jpg)
Os Grandes Conflitos da História – Da Idade Média ao século XX
5, 12, 19, 26 janeiro | 2, 9, 16, 23 fevereiro | 9 março 2019 | 12:00 Centro de Congressos e Reuniões
Conceção e orientação: Bernardo Vasconcelos e Sousa, Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos
Porque há tantos castelos em Portugal? Porque é que tantas datas da história de Portugal são datas de batalhas? Na Europa, os conflitos militares foram um fator decisivo na evolução dos Estados, na transformação das sociedades e na definição das culturas. É impossível compreender a história europeia sem falar da «guerra dos cem anos» dos séculos XIV e XV, das «guerras de religião» dos séculos XVI e XVII, ou das «guerras mundiais» do século XX. As guerras inspiraram obras de arte, da Canção de Rolando à Guernica de Picasso, marcaram territórios e paisagens, e foram a origem de muitas expressões e costumes.
O objetivo destas palestras não é simplesmente descrever os grandes conflitos, mas usá-los para reexaminar a história política, social e cultural da Europa desde a Idade Média.
Produção | CCB »
![Mostra | Restauração e a fortificação moderna: Nicolau de Langres e as praças no Alentejo | 2 ago. – 1 out. ’22](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/07/mostrafeat.jpg)
Mostra | Restauração e a fortificação moderna: Nicolau de Langres e as praças no Alentejo | 2 ago. – 1 out. ’22
A reafirmação da fronteira terreste na Restauração de 1640, dominou a estratégia política definida por D. João IV, através de novas fortificações nas cidades e vilas designadas Praças-Fortes, e da contratação de engenheiros militares estrangeiros que dominavam esta arte ou ciência desenvolvida a partir da Guerra dos Trinta Anos (1618-48).
![Apresentação | Sketch Tour Portugal | 19 jul.’22 | 18h00 | Anfiteatro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/07/skefeat.jpg)
Apresentação | Sketch Tour Portugal | 19 jul.’22 | 18h00 | Anfiteatro
Em 2017, o Turismo de Portugal convidou vinte e quatro urban sketchers de várias nacionalidades a fazerem uma viagem por Portugal. Em 2021, a nova edição da Sketch Tour resultou de um novo e diferente desafio que aliou o desenho à escrita, conjugando as visões de urban sketchers e de escritores portugueses.
![Visita Guiada | Mostra | Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português | 14 jul. ’22 | 17h30 | com o comissário Fabrizio Boscaglia](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/07/pinhafeat.jpg)
Visita Guiada | Mostra | Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português | 14 jul. ’22 | 17h30 | com o comissário Fabrizio Boscaglia
Esta mostra, dedicada a Jesué Pinharanda Gomes (Sabugal, 1939 – Loures, 2019) destaca o autor enquanto o maior historiador do pensamento português de todos os tempos. Ativo numa perspectiva espiritualista e católica, estatuto que reivindica desde os primeiros livros e a que sempre se manteve fiel.
![Ciclo de Conferências | Leitura e Formas de Escrita: Paleotipografia. Da paleografia à tipografia | 14 jul.’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/07/paleofeat.jpg)
Ciclo de Conferências | Leitura e Formas de Escrita: Paleotipografia. Da paleografia à tipografia | 14 jul.’22 | 16h00 – 18h00 | Auditório
A escrita é apenas a fixação de palavras ou de pensamentos, seja essa escrita feita de que forma for: manuscrita, talhada, gravada, impressa, digitada ou até automatizada (por exemplo, quando se dita para um aparelho e ele escreve o que escuta). Quem escreve sabe ler, naquilo que escreveu, o que esses símbolos querem dizer.