Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal
![CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/01/forapag.jpg)
Lisboa, 22 de Janeiro, terça-feira, 21H30, Igreja de São Vicente de Fora
Um dos últimos representantes da tradição polifonista portuguesa
FREI FERNANDO DE ALMEIDA
LAMENTAÇÕES DE QUINTA-FEIRA SANTA
CAPELLA PATRIARCHAL
JOÃO VAZ, órgão e direcção
Frei Fernando de Almeida (c.1620-1660) é um dos últimos representantes da tradição de polifonistas portugueses que antecedeu o período de italianização da música sacra operado durante as primeiras décadas do século XVIII. As Lamentações de Quinta-Feira Santa, que a Capella Patriarchal apresenta agora em primeira audição moderna, provêm de manuscritos conservados na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, elaborados por ordem de D. João V, facto que prova o prestígio do compositor mesmo meio século após a sua morte. O estilo de Frei Fernando de Almeida, mantendo embora a estrutura polifónica presente em obras de compositores anteriores, é impregnado dos madrigalismos típicos da música italiana daquele período. Os textos das suas obras são, assim, particularmente enriquecidos pelos recursos musicais que sublinham determinadas palavras. A Missa ferial e o Benedictus Dominus Deus Israel do mesmo autor (também incluídos no programa) foram anteriormente apresentados em primeira audição moderna pela Capella Patriarchal também no âmbito dos concertos de Ano Novo do Patriarcado de Lisboa (repectivamente em 2010 e em 2017).
Lisboa, 22 de Janeiro, Terça-feira, 21h30, Igreja de São Vicente de Fora
ENTRADA LIVRE, MAS DE RESERVA OBRIGATÓRIA para luisgomes@althum.com ou através de 919 745 338.
Luís Nazaré Gomes
luisgomes@althum.com
www.althum.com
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![IX Congresso Internacional dos Monumentos Militares “A paisagem fortificada: novas perspetivas de estudo e valorização” | 28-29 set. ’22 | 10h00-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/monufeat.jpg)
IX Congresso Internacional dos Monumentos Militares “A paisagem fortificada: novas perspetivas de estudo e valorização” | 28-29 set. ’22 | 10h00-18h00
As paisagens fortificadas abrangem uma área territorial composta por fortificações, núcleos urbanos e sua envolvente. A construção dessas paisagens é uma obra coletiva, que se caracteriza por uma transformação contínua ao longo de gerações.
![Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/blufeat.jpg)
Conferência Internacional | Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) | 26-27 set.’22 | 10h00-18h00
A conferência internacional Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822) reúne especialistas de várias disciplinas e países para investigar a articulação entre práticas rituais e noções de diferença.
![1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/pizafeat.jpg)
1 OUTUBRO | ARTUR PIZARRO | RECITAL DE PIANO
Celebrando a longa ligação portuguesa e francesa à cultura e música chinesa, Artur Pizarro interpreta obras de compositores dos 3 países, num programa original concebido para este recital na Fundação Oriente, que assinala o Dia Europeu das Fundações e Doadores e o Dia Mundial da Música.
![Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/09/parkfeat.jpg)
Congresso | Mistérios e segredos dos Cancioneiros: caminhos da poesia, iluminura e escrita nas cantigas medievais… | 22 set. ’22 | 09h30-18h00
O projeto “Stemma – Do Canto à escrita. Produção material e percursos da lírica galego-portuguesa” visou compreender melhor tanto os parâmetros da passagem do canto trovadoresco ibérico à escrita, como o desconhecido percurso posterior dos manuscritos, nomeadamente o papel que neste stemma desempenharam importantes figuras do humanismo renascentista português e europeu