Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal
![CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/01/forapag.jpg)
Lisboa, 22 de Janeiro, terça-feira, 21H30, Igreja de São Vicente de Fora
Um dos últimos representantes da tradição polifonista portuguesa
FREI FERNANDO DE ALMEIDA
LAMENTAÇÕES DE QUINTA-FEIRA SANTA
CAPELLA PATRIARCHAL
JOÃO VAZ, órgão e direcção
Frei Fernando de Almeida (c.1620-1660) é um dos últimos representantes da tradição de polifonistas portugueses que antecedeu o período de italianização da música sacra operado durante as primeiras décadas do século XVIII. As Lamentações de Quinta-Feira Santa, que a Capella Patriarchal apresenta agora em primeira audição moderna, provêm de manuscritos conservados na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, elaborados por ordem de D. João V, facto que prova o prestígio do compositor mesmo meio século após a sua morte. O estilo de Frei Fernando de Almeida, mantendo embora a estrutura polifónica presente em obras de compositores anteriores, é impregnado dos madrigalismos típicos da música italiana daquele período. Os textos das suas obras são, assim, particularmente enriquecidos pelos recursos musicais que sublinham determinadas palavras. A Missa ferial e o Benedictus Dominus Deus Israel do mesmo autor (também incluídos no programa) foram anteriormente apresentados em primeira audição moderna pela Capella Patriarchal também no âmbito dos concertos de Ano Novo do Patriarcado de Lisboa (repectivamente em 2010 e em 2017).
Lisboa, 22 de Janeiro, Terça-feira, 21h30, Igreja de São Vicente de Fora
ENTRADA LIVRE, MAS DE RESERVA OBRIGATÓRIA para luisgomes@althum.com ou através de 919 745 338.
Luís Nazaré Gomes
luisgomes@althum.com
www.althum.com
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Mostra | Um modernista autodidata: Delfim Maya | 25 mar. – 31 maio ’22](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/03/umfeat.jpg)
Mostra | Um modernista autodidata: Delfim Maya | 25 mar. – 31 maio ’22
Delfim Maya (1886-1978) foi o primeiro artista que, em 1934, introduziu em Portugal a escultura em ferro e outros metais ‒ tendo inovado pelo material e por criar uma escultura construída (e não modelada ou talhada, como era tradicional).
![Concerto de Solidariedade de apoio à Ucrânia – 30 de março](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/03/50feat.jpg)
Concerto de Solidariedade de apoio à Ucrânia – 30 de março
Perante a terrível guerra que a Ucrânia vive e à qual o mundo assiste como a maior crise europeia e humanitária do séc. XXI, a Ordem dos Médicos, com o apoio da Orquestra Sinfónica APROARTE e da Casa da Música, irá realizar um Concerto de Solidariedade e de Angariação de Fundos para o povo ucraniano.
![Seminário | Iconografia religiosa na América portuguesa e a influência de quatro manuais devocionais impressos em Lisboa … | 17 mar. | 16h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/03/boyfeat.jpg)
Seminário | Iconografia religiosa na América portuguesa e a influência de quatro manuais devocionais impressos em Lisboa … | 17 mar. | 16h00
A Igreja Tridentina fez intenso uso da imprensa como meio de divulgação dos seus preceitos, dogmas, doutrinas e estimados comportamentos decorosos. A produção e difusão de livros católicos intensificaram-se nos séculos XVI, XVII e XVIII, motivadas por diferentes segmentos da hierarquia eclesiástica.
![Orquestra Jazz de Matosinhos & Guillermo Klein · 20 Março · Ciclo Jazz](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/03/ogmfeat.jpg)
Orquestra Jazz de Matosinhos & Guillermo Klein · 20 Março · Ciclo Jazz
A Orquestra Jazz de Matosinhos abre as portas às residências artísticas com algumas das figuras mais criativas da escrita para big band. A primeira aventura é com Guillermo Klein, uma das vozes mais singulares no âmbito da composição actual, dentro e fora do jazz, com uma abordagem original que tanto parte dos ritmos tradicionais como da música clássica argentina do século XX