Notícias
Divulgação CulturalCONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal
![CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal CONCERTO ANO NOVO | dia 22 DE JANEIRO de 2019, TERÇA-FEIRA, 21H30 | Igreja São Vicente de Fora | João Vaz e Capella Patriarchal](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/01/forapag.jpg)
Lisboa, 22 de Janeiro, terça-feira, 21H30, Igreja de São Vicente de Fora
Um dos últimos representantes da tradição polifonista portuguesa
FREI FERNANDO DE ALMEIDA
LAMENTAÇÕES DE QUINTA-FEIRA SANTA
CAPELLA PATRIARCHAL
JOÃO VAZ, órgão e direcção
Frei Fernando de Almeida (c.1620-1660) é um dos últimos representantes da tradição de polifonistas portugueses que antecedeu o período de italianização da música sacra operado durante as primeiras décadas do século XVIII. As Lamentações de Quinta-Feira Santa, que a Capella Patriarchal apresenta agora em primeira audição moderna, provêm de manuscritos conservados na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, elaborados por ordem de D. João V, facto que prova o prestígio do compositor mesmo meio século após a sua morte. O estilo de Frei Fernando de Almeida, mantendo embora a estrutura polifónica presente em obras de compositores anteriores, é impregnado dos madrigalismos típicos da música italiana daquele período. Os textos das suas obras são, assim, particularmente enriquecidos pelos recursos musicais que sublinham determinadas palavras. A Missa ferial e o Benedictus Dominus Deus Israel do mesmo autor (também incluídos no programa) foram anteriormente apresentados em primeira audição moderna pela Capella Patriarchal também no âmbito dos concertos de Ano Novo do Patriarcado de Lisboa (repectivamente em 2010 e em 2017).
Lisboa, 22 de Janeiro, Terça-feira, 21h30, Igreja de São Vicente de Fora
ENTRADA LIVRE, MAS DE RESERVA OBRIGATÓRIA para luisgomes@althum.com ou através de 919 745 338.
Luís Nazaré Gomes
luisgomes@althum.com
www.althum.com
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Visitas guiadas | A Bibliotheca iluminada | 16 / 30 nov. | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/afeat.jpg)
Visitas guiadas | A Bibliotheca iluminada | 16 / 30 nov. | BNP
As Bíblias iluminadas românicas conservadas em instituições portuguesas, e que constituem o núcleo central desta exposição, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato, alguns deles verdadeiros tesouros artísticos no que diz respeito à arte da iluminura
![Mesa-redonda | Do folhetim ao livro: o percurso do romance O Coruja | 12 nov. | 14h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/bigfeat.jpg)
Mesa-redonda | Do folhetim ao livro: o percurso do romance O Coruja | 12 nov. | 14h30 | BNP
O escritor Aluísio Azevedo (1857-1913) nasceu em São Luís do Maranhão, filho dos emigrantes portugueses David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto de Magalhães. É considerado o grande representante do Naturalismo no Brasil, sobretudo pela sua obra O cortiço.
![Sessão | República das Letras – Palácios do Espírito. Livros e itinerários (séculos XVII-XIX) | 11 nov. | 16h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/livfeat.jpg)
Sessão | República das Letras – Palácios do Espírito. Livros e itinerários (séculos XVII-XIX) | 11 nov. | 16h00
Sessão com presença de Pierre-Antoine Fabre, José Adriano de Freitas Carvalho e moderação por Zulmira Coelho Santos. Organização conjunta do CEC – Centro de Estudos Clássicos (FLUL), CHAM – Centro de História e Além-Mar (FCSH/UNL), Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (Sorbonne Nouvelle), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Univ. de S. Paulo).e Cátedra Solange Parvaux IP (Sorbonne Nouvelle).
![ENC: À Volta do Barroco · 05 – 21 Novembro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/11/voltafeat.jpg)
ENC: À Volta do Barroco · 05 – 21 Novembro
O festival À Volta do Barroco é o pretexto para encontros da Orquestra Barroca com a Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble, cruzando assim as partituras de grandes mestres do Barroco com compositores que não escaparam à sua influência.