Notícias
Divulgação CulturalMostra | Margarida Jácome Correia | 24 jan. – 30 abr. | BNP
Margarida Jácome Correia
MOSTRA | 24 jan. – 30 abr. ´19 | Sala de Referência | Entrada livre
Margarida Vitória Borges de Sousa Jácome Correia, Marquesa de Jácome Correia ou A Marquesinha, para os populares da Ilha de São Miguel, foi “Senhora de grande beleza, de enorme vitalidade, e de uma considerável fortuna familiar”, como descreve Luiz Fagundes Duarte, em Retratos imperfeitos.
A Marquesa relacionou-se com vultos do meio cultural português como os escritores Domingos Monteiro, Hernâni Cidade, Natália Correia e Armando Côrtes-Rodrigues, poeta do Orpheu e seu terceiro marido, através do qual conheceu Vitorino Nemésio, que por ela se apaixonou, vivendo os dois uma relação amorosa de enorme intensidade, que perdurou até à morte de Nemésio.
Um amor que Nemésio foi registando nos poemas que viria a reunir no livro Caderno de Caligraphia, escritos entre março de 1973 e maio de 1977, e cujos manuscritos serão exibidos nesta mostra.
Como lembra Fagundes Duarte, «Nemésio chegou a criar, materializando-as em cartões-de-visita impressos, uma SOCIEDADE LUDO-IMAGINÁRIA MARGANÉSIO, e uma outra, MARGA, ILIMITADA, dedicada a pura ficção e a poesia e novela».
Também Margarida Jácome Correia deixou memórias desta paixão no polémico Amores de Cadela «Pura»: confissões, sobretudo no segundo volume, concluído pouco antes da morte da autora e só publicado em 2004, e cujo primeiro volume (1976) ainda escreveu com o apoio de Vitorino Nemésio.
Cabeçalho: pormenor de Caderno de Caligraphia / Victorino Nemésio. – 1973-1974
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
SEMINÁRIO | Caminhos da Historiografia | A revolução de 25 de abril de 1974 | 16 abr. ’24 | 09h00 – 18h45 | BNP – Auditório
Quando no final dos anos 50 e princípios de 60 se tornou evidente uma crise no regime do Estado Novo, logo acompanhada do início da guerra colonial, a historiografia portuguesa dava já sinais de renovação, em contacto com as práticas e teorias que noutras geografias se iam desenvolvendo. O Dicionário de História de Portugal (1963-71) de Joel Serrão, foi então uma expressão dessa mudança que se vinha desenhando desde o pós-guerra
PROGRAMA: 50 ANOS DO 25 DE ABRIL | Exposição: Ventos de Liberdade
A exposição Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmnan e Peter Collis revela imagens inéditas de dois fotojornalistas estrangeiros que acompanharam o pulsar daqueles tempos.
PALESTRA | Rubens e o interesse pelo legado clássico da Antiguidade e do Renascimento (…) | 28 mar. ’24 | 18h00 | BNP – Auditório
Esta mostra dá a conhecer o álbum de Peter Paul Rubens Palazzi di Genova, impresso pela primeira vez em 1622, e cujo 4.º centenário se celebrou recentemente. Dada a sua singularidade, a obra foi objeto de várias edições (1652, 1663, 1708, 1755, 1902)
SOPEAM na Exposição Universal CAMÕES 500 da Matriz Portuguesa
A SOPEAM foi convidada, na pessoa da Presidente da Direção, Maria José Leal, para a Comissão de Honra – Instituições e Particulares – das Comemorações dos 500 anos de Camões