Notícias
Divulgação Cultural
Congresso | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações | 7, 8, 9 fev. | BNP
História da Cultura em Portugal no século XX
Industrialização, massificação, mediações
CONGRESSO | 7 / 8 / 9 fev. ’19 | Auditório | Sala Multimédia | Entrada livre
O Instituto de História Contemporânea (NOVA, FCSH) organiza o Congresso sobre História da Cultura em Portugal no Século XX, com apresentação de comunicações em tópicos temáticos sistematizados no seu programa, visando recensear recentes pesquisas e estimular novas áreas de investigação no campo cultural português.
Sem esgotar a amplitude de áreas de abordagem, os painéis deste congresso dão todavia conta do enquadramento interdisciplinar que norteia a compreensão da cultura e da sociedade de massas, no pressuposto, antes de mais, de que a história cultural se inscreve no quadro social e de que, por isso, se aclara em contexto conjugado de transformações económicas, tecnológicas, políticas e ideológicas precisas que não esquecem o enquadramento comparado.
Desta forma, o Congresso constitui igualmente uma oportunidade para repensar o papel da cultura ao longo do século XX, em particular a viragem cultural nas ciências sociais e humanas no último meio século, através de três cortes transversais que procuram romper com as hierarquias tradicionais do campo cultural: entre cultura portuguesa e cultura em Portugal, levando em consideração todos os objectos culturais em circulação na sociedade portuguesa, tanto nacionais como estrangeiros; entre cultura popular e cultura erudita, convidando abordagens aos pontos de contacto e cruzamento, bem como à formação de culturas híbridas; entre produção e consumo, abrindo decididamente a história cultural à criatividade dos públicos e aos momentos de recepção.
A contribuição do congresso desdobra-se em dois aspetos gerais que lhe conferem um caráter duplamente unificador: 1 – reunir trabalhos recentes, autónomos e inovadores em áreas disciplinares de pesquisa no domínio dos objetos culturais, dos seus agentes e dos públicos, discursos e seus imaginários, meios e lugares de sociabilidade; 2 – criar na sua transversalidade uma perspetiva de conjunto como horizonte epistemológico que lhes confere nexo, em torno de uma problemática contemporânea de central importância para a compreensão de fenómenos como a Cultura de Massas, a Cultura Popular e as Indústrias Culturais.
Comissão Científica
• Ana Teresa Peixinho (Ceis20, UC)
• Carla Baptista (CIC Digital, NOVA)
• Daniel Melo (CHAM, NOVA)
• Irene Vaquinhas (CHSC, UC)
• Joana Cunha Leal (IHA, NOVA)
• Luís Augusto Costa Dias (IHC, NOVA)
• Luís Trindade (IHC, NOVA)
• Manuel Deniz-Silva (INET-md, NOVA)
Organização
• Luís Trindade
• Luís Augusto Costa Dias
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Exposição | A Bibliotheca iluminada – Produção e circulação da Bíblia em Portugal | 28 out. | 18h00 | BNP
As Bíblias iluminadas românicas conservadas em instituições portuguesas, e que constituem o núcleo central desta exposição, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato, alguns deles verdadeiros tesouros artísticos no que diz respeito à arte da iluminura
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres: … Guerra de Angola em duas escritoras cubanas: Karla Suarez e Wendy Guerra | 28 out. | 18h00 | BNP
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA
Seminário | Jorge Borges de Macedo – Caminhos da Historiografia I | 27 out. | 9h30 – 19h00 | BNP
No ano do centenário do nascimento de Jorge Borges Macedo (1921-1996), pretende-se neste seminário, organizado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprofundar o conhecimento do pensamento e ação deste historiador, ensaísta e professor
Exposição Visões de Dante com desenhos de Botticelli
Partindo de dois excecionais desenhos de Botticelli alusivos ao «Inferno» da Divina Comédia, pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana, Visões de Dante já abriu ao público no Museu Gulbenkian!