Notícias
Divulgação CulturalCongresso internacional | Roma e Lisboa no século XVIII – música, artes visuais e transferências culturais | 28 / 29 mar. | BNP
Roma e Lisboa no século XVIII
música, artes visuais e transferências culturais
CONGRESSO INTERNACIONAL | 28 / 29 mar. ’19 | Auditório BNP | Entrada livre | Programa
Encontro organizado com o objetivo de promover novas abordagens no estudo da história da música e das artes, incentivando um diálogo multidisciplinar que envolva desde a história política, económica, cultural e das artes, até à musicologia, literatura e filosofia.
As relações políticas, diplomáticas, culturais e artísticas (incluindo a música e as
artes visuais) entre Roma e Lisboa, no século XVIII, têm despertado, ao longo do tempo, o interesse de diversos investigadores.
No entanto, as várias pesquisas foram sendo desenvolvidas no âmbito das tradições próprias de cada disciplina, sem que se estabelecesse, na maioria das vezes, um verdadeiro diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento ou se fizessem cruzamentos entre problemáticas transversais.
Do mesmo modo, o estudo das relações artísticas e das transferências culturais pressupõe uma visão aprofundada e atualizada do contexto histórico e social de cada uma das cidades e das suas especificidades.
Com este congresso internacional pretende-se promover novas
abordagens no âmbito da história da música e das artes, através de um diálogo
multidisciplinar que envolva diferentes pontos de vista. Nesta perspetiva, são convidados a participar investigadores (em qualquer etapa das suas carreiras), de diferentes campos, como história política, económica, cultural e das artes, musicologia,
literatura e filosofia.
Em paralelo com o congresso, está patente na Biblioteca Nacional de Portugal a mostra Do Tejo ao Tibre: músicos e artistas portugueses na Roma do século XVIII, com curadoria de Pilar Diez del Corral e Cristina Fernandes.
Organização
– Grupo de investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música” do INET-md, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)
– Departamento de Historia del Arte, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madrid
Diretoras Científicas
– Pilar Diez del Corral Corredoira
– Cristina Fernandes
Comissão Científica
– Manuel Carlos de Brito (NOVA FCSH, Lisboa)
– Elisa Camboni (Accademia Nazionale di San Luca, Roma)
– Pilar Diez del Corral Corredoira (UNED, Madrid)
– Cristina Fernandes (INET-md, NOVA FCSH, Lisboa)
– Anne-Madeleine Goulet (CNRS, Projecto Performart-Roma)
– Teresa Leonor M. Vale (ARTIS, Universidade de Lisboa)
– Rui Vieira Nery (INET-md, NOVA FCSH/Fundação Gulbenkian, Lisboa)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.