Notícias
Divulgação Cultural
Recital cravo / Visita guiada | Terceiro Centenário da Chegada de Domenico Scarlatti a Lisboa | 19 mar. | 18h00 | BNP
Do Tejo ao Tibre:
músicos e artistas portugueses em Roma no século XVIII
MOSTRA | 28 fev. – 31 maio ’19 | Mezzanine | Entrada livre
CONCERTOS com VISITA GUIADA | 28 fev. – 18h00 | 19 mar. – 18h00 | 4 maio – 16h00 (Ensaio aberto)
Próximo concerto : 19 mar. | Auditório | Programa
18h00 : visita guiada por Cristina Fernandes
18h30 : recital de cravo por Fernando Miguel Jalôto
O fascinante processo de assimilação e adaptação de modelos artísticos e musicais italianos pela corte de Lisboa ao longo do século XVIII é um dos fenómenos mais relevantes a nível cultural do Portugal setecentista, com repercussões que se estendem à maior parte do território. Através das obras conservadas na BNP, esta exposição, comissariada por Cristina Fernandes (INET-md, NOVA FCSH) e Pilar Diez del Corral (UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid), pretende dar a conhecer ao grande público como se produziu essa frutífera associação criativa entre o país mais ocidental da Europa e a península itálica, coração do Mediterrâneo, colocando em evidência olhares transversais sobre a música e as artes visuais, dois campos frequentemente abordados de forma separada mas que percorreram caminhos comuns.
A partir do século XVI, Roma começou a atrair artistas de todos os campos, desejosos de aprender a partir do legado das suas ruínas e dos mestres modernos que a converteram no centro artístico da Europa. Ao mesmo tempo, viajantes procedentes num primeiro momento dos países do Norte também chegavam a Roma com o mesmo afã de aprendizagem, tanto no plano mundano como cultural, dando origem ao fenómeno do Gran Tour, que teria a sua eclosão nos séculos XVIII e XIX.
Portugal teve no século XVIII uma idade de ouro graças às fabulosas encomendas artísticas e musicais de D. João V, o Rei Magnânimo. Ainda que o terramoto de 1755 tenha eclipsado uma grande parte do legado arquitetónico e artístico da primeira metade do século, para além da catástrofe humana que causou, a magnificência e o cosmopolitismo de Lisboa deixaram marcas que prevaleceram como sinais identitários nas décadas seguintes. O conjunto das peças expostas pretende mostrar desde a perspetiva da viagem e do intercâmbio artístico e musical como as relações entre Portugal e Itália, centradas num fluxo contínuo de pessoas, livros, partituras e obras de arte criaram uma riquíssima via de comunicação entre Roma e Lisboa.
Estão igualmente programadas várias visitas guiadas, seguidas de momentos musicais. Na inauguração (28 de fevereiro, às 18h00), o agrupamento Cappella dei Signori, dirigido por Ricardo Bernardes, interpreta obras de Giovanni Giorgi e João Rodrigues Esteves. A 19 de março, realiza-se uma visita guiada às 18h00, seguida de um recital de cravo, por Fernando Miguel Jalôto, assinalando os 300 anos da chegada a Lisboa de Domenico Scarlatti. Em data a anunciar brevemente, apresenta-se uma nova visita e um programa centrado na música de Francisco António de Almeida, com interpretação dos Músicos do Tejo, dirigidos por Marcos Magalhães e Marta Araújo.
Decorre também na BNP, a 28 e 29 de março de 2019, o congresso internacional Roma e Lisboa no século XVIII: música, artes visuais e transferências culturais, organizado pelo grupo «Estudos Históricos e Culturais em Música» do INET-md (NOVA FCSH) e pelo departamento de História de Arte da UNED (Madrid).
Fonte: bnportugal.pt »
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Exposição | A diáspora da palavra | 27 jul. – 16 set. | BNP
A cultura portuguesa no século XVI conheceu o mundo. Muitas são as obras escritas por portugueses – de grandes livros a pequenos textos, passando por poemas isolados – que foram impressas além-fronteiras. Umas acompanharam a diáspora dos seus autores, outras foram aí produzidas por razões económicas ou por interesse dos locais nos escritos desses portugueses
Lançamento CD / Concerto | Euterpe revelada: Berta Alves de Sousa / MPMP | 26 jul. | 17h00 | BNP
Lançamento de disco monográfico pelo MPMP, com obras da tão pouco reconhecida compositora Berta Alves de Sousa (1906-1997), em que se inclui, entre obras de câmara, o poema sinfónico Vasco da Gama
Lançamento | A imprensa como fonte para a história da interpretação musical | 9 jul. | 18h00 | BNP
O livro A imprensa como fonte para a história da interpretação musical, coordenado por Cristina Fernandes e Miguel Ángel Aguilar Rancel numa co-edição da Biblioteca Nacional de Portugal e do INET-md (NOVA FCSH), é apresentado por Teresa Cascudo e Manuel Deniz Silva.
Seminário | Luís Teixeira na História do Direito em Portugal | 12 jul. | 10h30 | BNP
Na sequência da exposição Os livros de Luís Teixeira: patente na Biblioteca Nacional de Portugal de dezembro de 2020 a abril de 2021, o Instituto IURIS da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o grupo de investigação Humanistica Iberica do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras realizam um seminário de discussão em torno da componente jurídica da obra de Luís Teixeira