Notícias
Divulgação CulturalA Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia | LANÇAMENTO
CONVITE
As coordenadoras, o Público e a Gradiva têm o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro
A Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia de Teresa Firmino e Alexandrina Carvalho (coord.)
Um livro que traz um olhar inédito sobre a ciência que se fez em Portugal.
A sessão de debate em torno do livro terá lugar no dia 2 de Maio, pelas 18h45m, no Auditório do Público, no Edifício Diogo Cão, na Doca de Alcântara Norte, em Lisboa.
Intervenções de Joaquim Alves Gaspar, investigador CIUHCT e responsável pela edição da série de artigos “Histórias da Ciência” da qual resulta este livro, do físico e divulgador de ciência Carlos Fiolhais e moderação de Teresa Firmino, editora de ciência do Público.
ENTRADA LIVRE
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Retratos en claroscuro: un acercamiento a «Balún Canán», de Rosario Castellanos | 31 mar. | 18h00 | BNP
Considerada a escritora mexicana mais importante do século XX, Rosario Castellanos (1925-1974) desenvolveu uma profunda reflexão sobre as problemáticas de grupos marginalizados.
Exposição Conjunta – José Nunes e Neusa Serôdio
A Galeria do ACMP apresenta mais uma exposição conjunta de Artes Visuais, onde associa as fotografias do cirurgião vascular JOSÉ NUNES, inspirado e criativo fotógrafo, com a pintura de NEUSA SERÔDIO sua mulher e modelo.
Colóquio Internacional | Produção e circulação da Bíblia em Portugal | 28 e 29 mar. | BNP
As Bíblias iluminadas do Românico, que as instituições portuguesas conservam, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato. Além da sua dimensão religiosa, enquanto livro sagrado, estas obras revestem-se ainda de inquestionável interesse cultural e artístico.
Mostra | Um modernista autodidata: Delfim Maya | 25 mar. – 31 maio ’22
Delfim Maya (1886-1978) foi o primeiro artista que, em 1934, introduziu em Portugal a escultura em ferro e outros metais ‒ tendo inovado pelo material e por criar uma escultura construída (e não modelada ou talhada, como era tradicional).