Notícias
Divulgação CulturalA Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia | LANÇAMENTO
CONVITE
As coordenadoras, o Público e a Gradiva têm o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro
A Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia de Teresa Firmino e Alexandrina Carvalho (coord.)
Um livro que traz um olhar inédito sobre a ciência que se fez em Portugal.
A sessão de debate em torno do livro terá lugar no dia 2 de Maio, pelas 18h45m, no Auditório do Público, no Edifício Diogo Cão, na Doca de Alcântara Norte, em Lisboa.
Intervenções de Joaquim Alves Gaspar, investigador CIUHCT e responsável pela edição da série de artigos “Histórias da Ciência” da qual resulta este livro, do físico e divulgador de ciência Carlos Fiolhais e moderação de Teresa Firmino, editora de ciência do Público.
ENTRADA LIVRE
Outros artigos em Divulgação Cultural:
MINI CURSO | Wiki Loves Música Portuguesa: Como editar a Wikidata | 6-8 fev. ’24 | 14h30 | BNP – Sala de Formação – piso 2
Nesta formação de três dias (das 14h30 às 17h), além dos conceitos básicos de edição na base de dados, serão abordados tópicos específicos relacionados com edição sobre música
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Doença mental temporária (…) | 29 jan. ’24 | 14h30-16h30 | BNP – Sala de Formação
A primeira sessão do Ciclo de Seminários “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras” é dinamizada por Moreno Paulon (CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH) e subordinada ao tema “Doença mental temporária, construção social, viés científico. Definir a histeria”
AULAS DE DANÇA MENSAIS | Danças Antigas. Danças Barrocas | 20 jan. ’24 | 10h00-13h00 | Sala de Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos
EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.