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Divulgação CulturalVisita guiada | Do Convento ao Campo Grande | 23 maio | 18h00 | BNP
Do Convento ao Campo Grande
Biblioteca Nacional de Portugal 1969-2019
EXPOSIÇÃO | 30 abr. ’19 | 18h00 | Nova sala de leitura | Entrada livre / até 4 out. ´19
Em 1837, a Biblioteca Nacional foi instalada no antigo Convento de São Francisco, ao Chiado, na sequência da extinção das ordens religiosas. Dos conventos de todo o país chegavam coleções de livros, móveis, pinturas, instrumentos científicos, que se juntavam aos acervos iniciais, provenientes da antiga Real Mesa Censória e de importantes doações particulares.
A desadequação do lugar era evidente. Com depósitos improvisados, condições insatisfatórias para os serviços, espaços exíguos para o público, a Biblioteca estava muito longe de cumprir a sua missão como instituição cultural fundamental do país. Por concretizar ficaram sucessivos projetos de remodelação do espaço, e a intenção de se construir um novo edifício, anunciada em 1920, quando Jaime Cortesão era o seu diretor.
Em 1951, já sob a direção de Manuel dos Santos Estevens (1913-2001), foi finalmente iniciado o processo que havia de resultar na nova Biblioteca Nacional, integrada na Cidade Universitária de Lisboa, na proximidade das faculdades de Direito e de Letras, da Reitoria e do Hospital Escolar de Santa Maria. Elaborou-se então um detalhado programa funcional, informado pelas melhores práticas internacionais do momento, a partir da bibliografia disponível e de viagens de estudo especialmente realizadas para esse fim.
O arquiteto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957) foi contratado, em 1952, para conduzir o projeto de arquitetura, continuado por António Pardal Monteiro (1928-2011), a partir de 1957. Uma equipa multidisciplinar de jovens projetistas – infraestruturas técnicas, paisagismo, interiores e mobiliário – foi reunida no Ministério das Obras Públicas, sob a coordenação da Delegação das Novas Instalações para os Serviços Públicos (DNISP). Para o desenvolvimento do mobiliário e equipamento foram chamados profissionais com experiência recente nessa área.
O arquiteto José Luís Amorim (1924-1999) deu provas da sua capacidade de sistematização e de racionalização no projeto dos depósitos e, sobretudo, no das salas de trabalho dos serviços, combinando as exigências de funcionalidade e de hierarquia. O designer Daciano da Costa (1930-2005) ficou responsável pela arquitetura de interiores e mobiliário dos ambientes mais representativos: as salas da direção e os principais espaços de público (catálogo, leitura geral, restaurante, auditório). O desenho para algumas peças complementares ficou a cargo do arquiteto Manuel João Leal (1925-2017).
Com uma intervenção permanente e minuciosa em todo o processo, o Diretor da BN participou ativamente na recolha de informação, na avaliação e discussão das soluções; em diálogo constante com os projetistas, prestando atenção aos detalhes mais ínfimos, zelando pela garantia da funcionalidade e da representação hierárquica, esgrimindo os seus argumentos para a definição da imagem da instituição. Cada função, cada utilizador, cada ocasião – sala a sala, móvel a móvel – receberam atenção, com a preocupação de criar condições adequadas para o trabalho, de materializar um sentido de rigor e de ordem.
A operação de mudança para as novas instalações foi programada de forma detalhada, de modo a garantir a segurança e a integridade de todo o acervo. Por fim, em 10 de abril de 1969, a nova Biblioteca Nacional era inaugurada.
Em 50 anos de vida deste edifício, o esforço para adaptação às condições do presente tem sido incessante. A ampliação dos depósitos, prevista desde os primeiros momentos, concretizou-se, entre 2008 e 2012, no prolongamento da Torre de Depósitos e na construção de uma casa-forte e da sala onde esta exposição se realiza. Esta que foi a primeira grande obra de remodelação do edifício da BN incluiu um investimento fundamental na renovação de todas as instalações técnicas necessárias à segurança e conservação das coleções, segundo os melhores padrões da atualidade.
A exposição Do Convento ao Campo Grande resulta de uma parceria entre a Biblioteca Nacional de Portugal e o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, colaborando com o propósito de cumprir a missão da Biblioteca: construir e preservar patrimónios, estudar e divulgar a memória e a identidade coletivas.
Fonte: bnportugal.pt
Jazz em Agosto e um concerto gratuito do Coro Gulbenkian
A 39.º edição do Jazz em Agosto apresenta 15 concertos, com destaque para a presença de algumas das mais relevantes jazz women da atualidade: Eve Risser, Susana Santos Silva, Hedvig Mollestad, Zoh Amba, Myra Melford, Mary Halvorson, Marta Warelis ou Camille Émaille.
Exposição | Ruy Belo – Inesgotável rosto | 29 jun. ’23 | 18h00 | Entrada Livre
A presente exposição celebra Ruy Belo e a sua obra no ano em que o poeta completaria 90 anos e em que passam 45 da sua morte. A celebração é especialmente marcada pelo generoso ato da doação do seu espólio com que os filhos do escritor pretendem perpetuar a memória do pai entregando à sociedade, através da BNP, os materiais que estão na génese da sua obra.
Lançamento | Terra Mineral – Terra Vegetal, de Duarte Belo e João Abreu | 27 jun.’23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
O livro Terra Mineral – Terra Vegetal, associado à exposição homónima patente na Biblioteca Nacional, parte de um desejo de homenagem a dois grandes vultos da cultura e da ciência em Portugal: A. M. Galopim de Carvalho, geólogo, e Fernando Catarino, biólogo, que participam na apresentação da obra.
Concerto com palestra | No centenário da “Divulgação Musical” (1923-1940) – Erik Satie e o grupo dos “Seis” | 24 jun. ’23 | 16h30
A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa “Divulgação Musical”, que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros.