Notícias
Divulgação CulturalConferência | Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações | 18 set. | BNP / 19-20 set. | ISCTE-IUL
Um Século de Internacionalismos:
A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações
CONFERÊNCIA | 18 set. ’19 | 14h30 | Auditório BNP // 19 e 20 set. ´19 | 9h00 | ISCTE-IUL | Entrada livre
No centenário da constituição da Sociedade das Nações, embrião da atual Organização das Nações Unidas, o Instituto de HIstória Contemporânea (NOVA FCSH), o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra), promovem nas instalações da BNP uma mesa redonda e uma apresentação sobre a história e os arquivos da SDN, no âmbito da conferência internacional dedicada à organização que decorrerá nos dias 19 e 20 de setembro no ISCTE-IUL.
Esta conferência internacional pretende contribuir para renovar o interesse e melhorar o conhecimento da Sociedade das Nações (SDN) e do seu impacto neste último século marcado por vagas fortes de internacionalismo e globalização, mas também de crise e reação nacionalista.
Uma instituição multilateral como a SDN é o objecto ideal para uma história verdadeiramente global e conectada, que vá para além das tradições historiográficas nacionais. É o que se pretende fazer com esta conferência por via de apresentações sobre estes temas por 65 oradores, afiliados a 60 instituições de 18 países diferentes.
A mortandade de milhões na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) levou a um esforço na conferência de paz de Paris, de 1919, para desenhar uma nova ordem internacional, com novas normas e instituições. A criação, em 1920, da primeira organização multilateral permanente na forma da Sociedade das Nações, antecessora directa da ONU, foi o resultado mais ambicioso e controverso deste esforço. Apesar de a SDN ter acabado por falhar no seu objectivo principal de impedir uma Segunda Guerra Mundial, nem por isso deixou de marcar, e de nos ajudar a perceber, múltiplas dimensões da vida global nas duas décadas da sua existência. Muitas destas questões, que serão abordadas nos diferentes painéis desta conferência, ainda continuam a preocupar-nos hoje em dia: dos refugiados aos problemas de género, dos impérios e dos seus legados, dos conflitos territoriais ao terrorismo, dos direitos dos trabalhadores em diferentes partes do mundo às normas do sistema financeiro internacional.
Palestrantes convidados:
Colin Wells (United Nations Library at Geneva)
Nicholas Werth (Institut d’Histoire du Temps Présent — CNRS)
Philippe Rygiel (École Normale Supérieure de Lyon)
Patricia Clavin (University of Oxford)
Patrick Finney (Aberystwyth University)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
MINI CURSO | Wiki Loves Música Portuguesa: Como editar a Wikidata | 6-8 fev. ’24 | 14h30 | BNP – Sala de Formação – piso 2
Nesta formação de três dias (das 14h30 às 17h), além dos conceitos básicos de edição na base de dados, serão abordados tópicos específicos relacionados com edição sobre música
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Doença mental temporária (…) | 29 jan. ’24 | 14h30-16h30 | BNP – Sala de Formação
A primeira sessão do Ciclo de Seminários “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras” é dinamizada por Moreno Paulon (CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH) e subordinada ao tema “Doença mental temporária, construção social, viés científico. Definir a histeria”
AULAS DE DANÇA MENSAIS | Danças Antigas. Danças Barrocas | 20 jan. ’24 | 10h00-13h00 | Sala de Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos
EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.