Notícias
Divulgação Cultural
Recital-conferência | Fontes musicais manuscritas para violão nos acervos luso-brasileiros | 6 set. | 18h00 | BNP
Fontes musicais manuscritas para violão
nos acervos luso-brasileiros
RECITAL-CONFERÊNCIA | 6 set. ’19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
O violão – como é conhecida no Brasil a guitarra clássica – parece ter sido introduzido na América Portuguesa no início do século XIX, quando era denominado como “viola francesa”, “viola espanhola” ou simplesmente “viola”. O recital-conferência oferece informação sobre os resultados obtidos em uma segunda etapa de pesquisa no âmbito do projeto homônimo, ou seja, de pesquisa documental de fontes primárias em arquivos e coleções no Brasil e em Portugal, realizado pelo musicólogo brasileiro André Guerra Cotta, professor da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ, Brasil).
A primeira etapa consistiu em pesquisa de fontes em acervos no Brasil. A etapa presente, realizada desde outubro de 2018, se concentra em acervos portugueses, começando pela Biblioteca Nacional. O projeto tem como objetivo localizar fontes musicais manuscritas (ou impressos raros) contendo música notada para o instrumento, preferencialmente obras para violão solo, mas também obras que tenham acompanhamento escrito em notação moderna para o instrumento. Além de informação detalhada sobre as fontes e sobre o repertório musical levantado, o recital-conferência apresentará em performance algumas das obras selecionadas, que posteriormente passarão por processo editorial com vistas à sua publicação, permitindo assim uma difusão mais ampliada e sua execução por outros instrumentistas, através de edições acompanhadas de aparato crítico, de informação histórica e musicológica.
O projeto vem sendo realizado através de bolsa CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, junto ao CESEM, da Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Prof. David Cranmer. Além do musicólogo André Guerra Cotta, participarão do recital o bandolinista Pedro Aragão e o violonista Nery Borges, ambos vinculados à Universidade de Aveiro.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE DEBATES | Camões: Ciclo de debates na BNP – Comemorar Camões: Porquê? Para quê? | 23 out. ’24 | 17h00 | Auditório
No âmbito das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a realização de um ciclo de debates ou mesas-redondas destinados a envolver o público na discussão sobre os desafios colocados pela figura, a biografia e a obra de Luís de Camões
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.