Notícias
Divulgação Cultural
Recital-conferência | Fontes musicais manuscritas para violão nos acervos luso-brasileiros | 6 set. | 18h00 | BNP
![Recital-conferência | Fontes musicais manuscritas para violão nos acervos luso-brasileiros | 6 set. | 18h00 | BNP Recital-conferência | Fontes musicais manuscritas para violão nos acervos luso-brasileiros | 6 set. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/09/pop.jpg)
Fontes musicais manuscritas para violão
nos acervos luso-brasileiros
RECITAL-CONFERÊNCIA | 6 set. ’19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
O violão – como é conhecida no Brasil a guitarra clássica – parece ter sido introduzido na América Portuguesa no início do século XIX, quando era denominado como “viola francesa”, “viola espanhola” ou simplesmente “viola”. O recital-conferência oferece informação sobre os resultados obtidos em uma segunda etapa de pesquisa no âmbito do projeto homônimo, ou seja, de pesquisa documental de fontes primárias em arquivos e coleções no Brasil e em Portugal, realizado pelo musicólogo brasileiro André Guerra Cotta, professor da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ, Brasil).
A primeira etapa consistiu em pesquisa de fontes em acervos no Brasil. A etapa presente, realizada desde outubro de 2018, se concentra em acervos portugueses, começando pela Biblioteca Nacional. O projeto tem como objetivo localizar fontes musicais manuscritas (ou impressos raros) contendo música notada para o instrumento, preferencialmente obras para violão solo, mas também obras que tenham acompanhamento escrito em notação moderna para o instrumento. Além de informação detalhada sobre as fontes e sobre o repertório musical levantado, o recital-conferência apresentará em performance algumas das obras selecionadas, que posteriormente passarão por processo editorial com vistas à sua publicação, permitindo assim uma difusão mais ampliada e sua execução por outros instrumentistas, através de edições acompanhadas de aparato crítico, de informação histórica e musicológica.
O projeto vem sendo realizado através de bolsa CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, junto ao CESEM, da Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Prof. David Cranmer. Além do musicólogo André Guerra Cotta, participarão do recital o bandolinista Pedro Aragão e o violonista Nery Borges, ambos vinculados à Universidade de Aveiro.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![If music be the food of love · 09 – 23 Janeiro](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/01/musicfeat.jpg)
If music be the food of love · 09 – 23 Janeiro
O primeiro ciclo de concertos da temporada marca a abertura do Ano do Amor. “Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar. Dêem-me música em excesso”, escrevia Shakespeare em Noite de Reis.
![CURSO ONLINE | NEGÓCIOS DO ORIENTE](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2022/01/camfeat.jpg)
CURSO ONLINE | NEGÓCIOS DO ORIENTE
A partir da criação da primeira rota directa da pimenta entre a Ásia e a Europa, os portugueses diversificaram os produtos transportados nas naus das Índias. Neste curso, João Paulo Oliveira e Costa evoca o papel do Estado da Índia como potência do comércio afro-asiático, seus principais produtos, agentes e circuitos.
![Lançamento CD / Concerto | Seixas à guitarra | 22 dez. | 18h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/12/voidefeat.jpg)
Lançamento CD / Concerto | Seixas à guitarra | 22 dez. | 18h30 | BNP
À margem do projeto de gravação integral das sonatas de Carlos Seixas em instrumentos históricos de tecla, que tem preenchido a coleção melographia portugueza do mpmp e que nas próximas temporadas verá lançados mais números, surge a proposta de escutarmos esse repertório à guitarra, segundo a interpretação da jovem Rebeca Oliveira.
![Lançamento / Mesa-redonda | Glosas #21 / MPMP 2010-2020 | 20 dez. | 18h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/12/glofeat.jpg)
Lançamento / Mesa-redonda | Glosas #21 / MPMP 2010-2020 | 20 dez. | 18h30 | BNP
O 21.º número da revista Glosas na sua versão impressa e anual debruça-se sobre o percurso artístico da jovem compositora Sara Ross, recentemente vencedora do Prémio Carlos de Pontes Leça (Festival Operafest Lisboa 2020)