Destaques
quadros comentados
“Anton Leeuwenhoek”, “Anton Leeuwenhoek e o seu microscópio”, “Louis Pasteur” e “Robert Koch”
“Anton Leeuwenhoek” (sec XVII) (Jan Verkolje, 1650-1693), “Anton Leeuwenhoek e o seu microscópio” (séc. XX) (Ernest Board, 1877-1934) (Coleção Welldome), “Louis Pasteur” (1885) (Albert Edelfelt, 1854-1905), “Robert Koch” (1896) (Ernst Pietschmann, 1865-1952)
Concerto para violino nº 8 em E menor
![Citação em destaque](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2017/11/Bquadrodestq.png)
Os primeiros dois quadros retratam um destacado elemento da denominada geração de ouro dos Países Baixos. Era natural de Delft, tal como o seu amigo e grande pintor Johannes Vermeer. Foi um bem-sucedido homem de negócios e comerciante de vários produtos, sobretudo de lentes. O seu profundo interesse por este último tipo de dispositivos, aguçou-lhe uma incontida e imensa curiosidade que, a par do seu grande espírito inventivo, levou-o a inventar um aparelho revolucionário, o microscópio. Esta invenção constituiu o primeiro marco que possibilitou, posteriormente, acabar com a teoria da geração espontânea, que grassou durante longos anos e até aos finais do século XIX, e permitir encontrar a verdadeira explicação científica para a etiologia das doenças infeciosas e contagiosas. Tal se ficou a dever às insignes figuras do bioquímico francês, Louis Pasteur, e ao médico alemão, Robert Koch, dois “monstros sagrados” da história da Microbiologia e fundadores da própria Medicina moderna.
Outros quadros comentados:
![“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc94fb.jpg)
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
![“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc93fb.jpg)
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
![“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc92fb.jpg)
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde