Destaques
quadros comentados
“Lição de cirurgia aos cirurgiões barbeiros por John Banister”
“Os médicos da leprosaria de Amsterdão” (1647) (Werner Valckert, 1600-1635), “Aula de Pediatria numa clínica de New York” (1891) (Irwing Wiles, 1861-1948)
“Lição de cirurgia aos cirurgiões barbeiros por John Banister” (1581) (Jack Orr, 1890-1961) (Coleção Wellcome)
Concerto para violino nº 8 em E menor
Um dos aspetos fundamentais da aprendizagem da Medicina e do despertar dos estudantes para a vocação do exercício profissional e para o estudo dos seus fundamentos é a capacidade de transmitir conhecimentos por parte dos seus professores e tutores. Este vetor de transmissão inter-geracional dos saberes e das experiências deve ser aprofundado e estimulado pelos gestores e pelos políticos, porque dele depende, em grande parte, o futuro desta profissão.
Outros quadros comentados:
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde