Destaques
quadros comentados
“Manuel Constâncio”
“Manuel Constâncio” (1925) (Varela Aldemira, 1875-1978)
Concerto para violino nº 8 em E menor
Esta insigne personagem, de origem humilde, alcandorou-se, por mérito próprio, à posição de Cirurgião da casa Real Portuguesa no Hospital de Todos os Santos e, posteriormente, a Professor Universitário da Anatomia em Lisboa, durante o período extremamente difícil que se sucedeu ao grande cataclismo que se abateu sobre Portugal em 1755 e que destruiu grande parte da capital do Reino e arredores. Soube fazer escola, deixou muitos discípulos, não só em Portugal, mas também em terras de Vera Cruz, tendo contribuído para a reforma do ensino da Medicina no seu País e teve a ousadia de enviar alguns dos seus alunos para estagiarem em hospitais de referência no estrangeiro, designadamente em Inglaterra. Algo realmente visionário, tendo em consideração o pensamento conservador prevalecente nessa época de particulares condicionamentos da mais diversa ordem. Um verdadeiro exemplo que não pode jamais ser olvidado, porque é deste tipo de iniciativas que se faz a evolução do espírito científico e se enriquece de experiência as novas gerações de médicos.
Outros quadros comentados:
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde