Destaques
quadros comentados
“Medicina”
“Medicina” (1918) (Charles Dufresne, 1876-1938)
Mazurka nº 38
![Citação em destaque](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2017/11/Bquadrodestq.png)
Este fresco foi pintado pelo autor, um dos expoentes do modernismo gaulês na transição dos séculos XIX e XX, por encomenda da Faculdade de Farmácia da Universidade Descartes, onde figura. A cidade das luzes fervilhava, nesses tempos, de artistas que a ela confluíam dos mais variados países, de Portugal e Espanha aos Países Nórdicos passando por alguns que provinham no outro lado do Atlântico, designadamente dos EUA, rivalizando, pois, com a capital do império austro-húngaro. No domínio das ciências médicas, muitas figuras pontificaram nessa época em Paris. A estética modernista deste quadro aplica-se perfeitamente à visão que uma geração mais nova poderá ter sobre o futuro deste inolvidável mister. De destacar a proximidade física entre o médico e o doente, porque a indiferença afetiva e o distanciamento corporal entre estes dois personagens nunca deverão vir a fazer parte da essência do ato médico e da relação médico-doente.
Outros quadros comentados:
![“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc94fb.jpg)
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
![“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc93fb.jpg)
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
![“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2019/11/qc92fb.jpg)
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde