Destaques
quadros comentadosWillhelm Roentgen
Willhelm Roentgen, autor e data desconhecidos (Coleção Wellcome)
Sonata nº 55
Os avanços da Medicina, ao longo da sua história, sempre receberam o decisivo contributo de especialistas de outras áreas do conhecimento, como no caso deste insigne físico prussiano, inventor dos “Raios X”. As técnicas de imagiologia que hoje estão tão generalizadas, como a Ecografia, a Cintigrafia, a TAC, a RMN e a PET têm evoluído e, presentemente, já são capazes de nos fornecerem, não só informações de carácter estrutural, como na radiologia convencional, mas igualmente de natureza funcional, o que as transformou num instrumento muito mais útil do que o que foi imaginado de início. Também alguns destes especialistas se subespecializaram em técnicas de tratamento direto de algumas disfunções orgânicas, o que os equipara à qualidade de clínicos, numa divisão que é, pois, cada vez mais artificial. Médicos são todos os que, tratando ou não diretamente um doente, para isso contribuem com o seu saber e experiência, sentindo genuinamente a angústia que sentem quanto à incerteza do diagnóstico e consequente prognóstico.
Outros quadros comentados:
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde