Destaques
quadros comentados
“Esperança”, “O Parto”, “A grávida de barriga vermelha”, “A virgem e o menino”
“Esperança” (1903) (Gustav Klimt, 1862-1918), “O Parto” (1932) (Frida Khalo, 1907-1954), “A grávida de barriga vermelha” (1910) (Egon Schiele, 1890-1918), “A virgem e o menino” (1491) (Leonardo da Vinci, 1452-1619)
Concerto para violino nº 8 em E menor

Quando existe uma gravidez, o médico preocupa-se com a saúde de ambos os seres: a mãe e o filho. Esta dimensão do “eu coletivo” é, seguramente, a que comporta aspetos mais particulares e delicados. Não só no período pré-natal, mas igualmente enquanto o recém-nascido está numa fase de aleitamento, pois se é verdade que o leite materno é o melhor alimento para o desenvolvimento saudável da criança, não é menos verdade que há que ter em consideração que, para além das doenças geneticamente transmissíveis, muitas condições patológicas da mãe podem afetar a sua própria saúde e, direta ou indiretamente, a do seu filho. Merecem particular destaque, as de natureza infeciosa (algumas que podem provocar malformações importantes no embrião), podendo ser transmitidas, quer por via trans-placentária, pelo canal de parto, ou, mesmo, pelo próprio leite materno. Outro dos aspetos fundamentais é o da interferência que os medicamentos, prescritos para tratar afeções da mãe, podem ter no desenvolvimento do feto, o mesmo se podendo dizer relativamente às vacinas. Não é, assim, admissível que todos estes complexos fatores não sejam tidos em consideração, pois, da sua ponderação, depende a vida e a saúde de ambos os seres. O que pesa sobremaneira no relacionamento entre a pessoa do médico e a do doente, e de uma forma totalmente única.
Outros quadros comentados:

“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos

“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!

“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde