Destaques
quadros comentados“William Harvey demostra a teoria da circulação a Carlos I”, “O Doutor Vasquez”, “Coronarioplastia”
Mazurka nº 38
A cardiologia, é, seguramente, das especialidades que mais têm beneficiado da evolução tecnológica, como resumidamente decorre da observação destes quatro quadros. Desde a descoberta da circulação sanguínea, no século XVI, passando pela eletrocardiografia nos finais de século XIX, até à coronarioplastia, iniciada na segunda metade do século XX, os avanços têm sido incontestavelmente vertiginosos e de extrema utilidade para os doentes. As enfermidades que afetam o coração têm, para todos os cidadãos e também para os próprios profissionais de saúde, uma dimensão única, porque simbolizam, como nenhuma outra, a hipotética ameaça iminente da vida. Mas, não só. Porque, também, é sobre o seu funcionamento que se somatizam uma boa parte dos sentimentos, desde a ansiedade, o prazer, o medo, a alegria, o amor, ou a indignação. Não fora isso, não teria qualquer sentido apelidar o carácter de alguém, com o epíteto de ser portador de “bom” ou de “mau coração”. E isto tem importantíssimas e óbvias implicações no relacionamento entre o médico e o seu doente, ao ponto de quase ninguém dispensar a consulta do “seu cardiologista”.
“Mal de Amores”, “O Beijo”, “Homem velho com saudades”, “Autorretrato, enquanto Homem desesperado”, “Autorretrato” e “Retrato de Roma”, “Oscar Dominguez”
Um dos atributos mais nobres do médico é o de ser capaz de descodificar, através da observação clínica, os estados de alma dos seus doentes. Nas expressões faciais. No olhar. Nos gestos
“John Locke”, “Baruch Spinosa”, “Pedro Nunes”, “De humani corpis fabrica”, “Estudos de anatomia”, “Estudo Anatómico”
Existe um debate, desde há muitos anos, acerca da natureza da Medicina: Arte ou Ciência, pergunta-se? Possivelmente, direi, ambas!
“Um abraço do Universo a mim e ao Diego”, “Saudade”
O(s) autor(es) o livro intitulado “QuimioRadiolândia: Viagem sem regresso a uma fortaleza chamada oncologia”, aí escalpelizam toda problemática do relacionamento médico-doente na vertente de utilizadores dos serviços de saúde