Notícias
Divulgação Cultural
Lançamento CD | Marcos Portugal: música religiosa publicada no século XIX | 11 dez. | 18h00 | BNP
Marcos Portugal: música religiosa publicada no século XIX
| sacred music published in the 19th century
LANÇAMENTO CD | 11 dez. ´19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Apresentação por Teresita Gutierrez Marques (Maestrina do Coro de Câmara de Lisboa), Manuel Pedro Ferreira (Presidente do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH, UNL) e António Jorge Marques (Investigador do CESEM, FCSH, UNL).
A notoriedade internacional do compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (Lisboa, 1762 – Rio de Janeiro, 1830), sem paralelo na história da música em Portugal ou Brasil, alicerçou-se na sua obra dramática que, a partir de 1793, conheceu centenas de produções e milhares de récitas em praticamente todos os teatros europeus com tradição de ópera italiana. Estes sucesso e popularidade motivaram dezenas de edições, em especial em Inglaterra e Alemanha.
A partir dos anos 20 do século XIX as óperas de Portogallo (assim era conhecido internacionalmente) desapareceram dos palcos. A extensa produção religiosa do compositor, ao invés, manteve-se em repertório até à segunda década do século XX, sendo conhecida sobretudo em Portugal e Brasil. Neste contexto, é extraordinário que quatro obras religiosas de Marcos Portugal tenham conhecido a letra impressa em Inglaterra e França durante o século XIX: 1. Missa [P 01.17] (1783-4, publicada parcialmente em 1822 por Vincent Novello (1781-1861), organista e mestre na Capela da Real Embaixada Portuguesa em Londres); 2. Te Deum [P 04.08] (1802, editado parcialmente por Novello em c. 1818 e 1822); 3. O quam suavis [P 05.11] (publicado em Londres por Richard Butler, c. 1840); e 4. Tantum ergo [P 04.04] (publicado em Paris (1864) por Pierre-Louis-Philippe Dietsch (1808-1865), compositor e mestre de capela na Église de la Madeleine).
As edições críticas destas quatro obras, em versões para vozes e órgão ou vozes e baixo contínuo, foram publicadas em 2017: António Jorge Marques, Marcos Portugal (1762-1830): publicações de música religiosa no século XIX | 19th century sacred music editions, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal/Coro de Câmara de Lisboa/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
O CD ora lançado, que contou com o apoio financeiro da D. G. Artes, é o seguimento lógico das edições críticas referidas, visto que contém precisamente as quatro obras atrás mencionadas (livreto em português/inglês).
António Jorge Marques
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Pintura – Linhas Paralelas – Fátima Branquinho e Bela Branquinho
Na próxima exposição do ACMP, “Linhas Paralelas”, poderemos apreciar alguns dos recentes trabalhos das pintoras, FÁTIMA BRANQUINHO e BELA BRANQUINHO, que, sendo irmãs, juntam nesta parceria artística afirmações estéticas bem diferenciadas
DEBATE | Heranças de Maio de 68 | 15 out. ’24 | 17h00 | Auditório
A Ideia, então «órgão anarquista específico de expressão portuguesa», foi fundada por João Freire em Paris em abril de 1974. Era, de certa maneira, uma herança do espírito de “Maio de 68” que se queria fazer alargar, também em língua portuguesa
APRESENTAÇÃO E CONFERÊNCIA | A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822) | 8 out. ’24 | 17h30 | Auditório
Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenómeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela génese do bel canto italiano.
Dia Mundial da Música celebra-se todo o mês de outubro com espetáculos de qualidade para todas/os!
O Dia Mundial da Música (1 de outubro) é comemorado em Palmela ao longo de todo o mês, com um programa de espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos