Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conferências | Literatura Escrita por Mulheres – Nos primórdios da literatura infantil brasileira e portuguesa | 30 jan. | 18h00 | BNP
![Ciclo de Conferências | Literatura Escrita por Mulheres - Nos primórdios da literatura infantil brasileira e portuguesa | 30 jan. | 18h00 | BNP Ciclo de Conferências | Literatura Escrita por Mulheres - Nos primórdios da literatura infantil brasileira e portuguesa | 30 jan. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/01/belap.jpg)
Literatura Escrita por Mulheres – Mulheres nos primórdios da literatura infantil brasileira e portuguesa
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 30 jan. ’20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre | Programa
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2019/2020 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a terceira deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
Mulheres nos primórdios da literatura infantil brasileira e portuguesa
A história da literatura infantil na Europa e na América demonstra que os livros para crianças, desde sua popularização no século XIX, têm sido objeto de grandes investimentos editoriais e comerciais. Poderosos veículos de representações sociais e políticas, tornaram-se o tipo de impresso mais sujeito à censura, oficial ou não, podendo ser exercida em diversos momentos entre a produção do livro e a sua recepção pela criança-leitora. No Brasil, os homens tiveram mais destaque na produção da literatura infantil em seus primórdios, com poucas exceções. Portugal contou com maior presença feminina na edição, escrita, ilustração e em outras fases do ciclo de vida do impresso infantil. Ao investigarmos as fontes, percebemos que diferenças de gênero na autoria se refletem nas escolhas temáticas e em distintas representações do masculino e do feminino. Do ponto de vista das trajetórias intelectuais, cabe inquirir a função da relação mulher-criança naquele contexto, para a construção da identidade intelectual de mulheres que se dedicaram à literatura infantil. Seja como um fator hierarquizador de autoridade, atividades e bens culturais resultantes, seja como elemento componente de uma identidade e lugar social a ela correspondente. Embora muitos intelectuais reconhecidos tenham se dedicado a escrever para crianças, e a maioria dos “gênios” da literatura infantil seja do sexo masculino, há uma percepção difusa dessa atividade como feminina e de pouco valor intelectual. Nas palavras de Eça de Queirós: “senhoras inteligentes e pobres se poderiam empregar em escrever essas fáceis histórias” (1881). Eça nunca se arriscou a escrever “fáceis histórias”, mas mulheres inteligentes utilizaram estrategicamente essa mídia para pôr em prática seus projetos políticos e culturais, atuando como intelectuais mediadoras (Gomes e Hansen, 2016).
Patrícia Santos Hansen: Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. É investigadora integrada do CHAM-Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, membro da International Federation for Public History (IFPH) e da International Research Society for Children’s Literature (IRSCL). Lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade de Lisboa. Foi Marie Curie Fellow no Instituto de Educação (IEUL) e investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) com bolsa de cientista convidado da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). Realizou pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV) com o apoio do Programa Nacional de Apoio ao Pós-Doutorado da CAPES/FAPERJ e na Fundação Casa de Rui Barbosa com uma bolsa de pós-doutorado sênior da FAPERJ. É co-organizadora do livro Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política que ganhou o Prêmio Literário Sérgio Buarque de Hollanda da Biblioteca Nacional na categoria «Ensaio Social», em 2017. Tem pesquisas e publicações sobre história da historiografia e ensino de história, história e patrimônio do livro e da leitura, com ênfase na literatura infantil e intelectuais, com projetos políticos de mediação cultural. Tem interesses de investigação e ensino nas áreas da história intelectual e do gênero, história pública e metodologias de pesquisa e ensino de história.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Grigory Sokolov – ciclo piano Fundação EDP · 22 abril](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/04/casamfeat.jpg)
Grigory Sokolov – ciclo piano Fundação EDP · 22 abril
Entre os grandes pianistas russos da actualidade, Grigory Sokolov alcançou um estatuto de primeiro entre iguais, fazendo de cada recital a solo uma experiência única e inesquecível. Estreou-se a solo com apenas 12 anos em Moscovo e sagrou-se o mais jovem vencedor de sempre do Concurso Tchaikovski, quando tinha 16 anos
![Exposição | Atlas Suzanne Daveau | 16 abr. – 30 jul.](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/04/atlasfeat.jpg)
Exposição | Atlas Suzanne Daveau | 16 abr. – 30 jul.
As fotografias de Suzanne Daveau registaram o tempo longo das sociedades rurais ocidentais ou tribais de África, as paisagens quase intocadas pela mão humana, mas também o enunciar de um mundo em progressiva mudança. O Atlas Suzanne Daveau é este percurso por um singular universo fotográfico que procurou uma ideia de verdade
![Assista online: Stabat Mater de Dvořák 9 ABR 21h . The Rape of Lucretia, 11 ABR 16h](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/04/bemfeat.jpg)
Assista online: Stabat Mater de Dvořák 9 ABR 21h . The Rape of Lucretia, 11 ABR 16h
Este fim-de-semana transmitimos online a oratória Stabat Mater de Antonín Dvořák e uma produção do Teatro Nacional de São Carlos
— a ópera The Rape of Lucretia, de Benjamin Britten
![8 ABRIL | O MUSEU DO ORIENTE REABRE AO PÚBLICO](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/04/abrefeat.jpg)
8 ABRIL | O MUSEU DO ORIENTE REABRE AO PÚBLICO
A partir de 8 de Abril, o Museu do Oriente reabre ao público, com um programa de novas exposições, workshops, cursos e sessões teóricas, presenciais e online, para conhecer aqui