Notícias
Divulgação CulturalBlogue BND | Reais aparatos em Lisboa: arquitetura efémera nas festas de casamento de D. Pedro II
Reais aparatos em Lisboa: arquitetura efémera nas festas de casamento de D. Pedro II
A 12 de agosto de 1687 casou-se D. Pedro II com Maria Sofia de Neuburg em Lisboa, no meio de grandes celebrações, para as quais se construíram magníficos arcos triunfais, pórticos e estatuária, um labirinto, para além de um imponente desfile de embarcações no Tejo com fogos de artifício. Os vários cenários destas festas foram registados no álbum de desenhos de João dos Reis (1639-1691), matemático jesuíta de origem alemã de nome Johann König. O manuscrito compreende 30 desenhos, 4 deles aguarelados.
Mais informação: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Tesouros do Terra Sancta Museum pela primeira vez em Portugal
O Tesouro dos Reis mostra as notáveis doações de monarcas europeus à Terra Santa ao longo dos séculos. Para ficar a conhecer melhor a exposição, junte-se às visitas orientadas às sextas e sábados. O catálogo da exposição pode ser adquirido online e nas lojas da Fundação.
CONCERTO | Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 16 dez. ’23 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo na sua programação, desta vez dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes).
RECITAL | ANTÓNIO LUÍS SILVA: MÚSICA JAPONESA PARA PIANO
Em 1900, já perto do final do período Meiji, Rentaro Taki escrevia a primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês. Essa obra, embora um minueto ao puro estilo clássico alemão, configurou-se como uma das obras que deu início à fulgurante perseguição de vários compositores japoneses por uma linguagem única e representativa daquilo que é a cultura japonesa.
EXPOSIÇÃO | A China vista da Europa, séculos XVI-XIX | 29 nov. – 2 mar. ’24 | Sala de Exposições – Piso 2
A China integra o imaginário europeu desde tempos recuados, como espaço onde se projetam mitos, sonhos, expectativas e receios. A Europa foi conhecendo melhor a China, sobretudo desde finais Idade Média, por via das relações de alguns mercadores e missionários cristãos.