Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conferências | O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier e os salões literários de Berlim… | 21 out. | 18h00 | BNP
Literatura Escrita por Mulheres
O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier e os salões literários de Berlim na transição do século XVIII para o século XIX
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 21 out. ’20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt) | Programa
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2019/2020 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a terceira deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier…
Escritora de ascendência judaica, Esther Gad/Bernard / Lucie Domeier (1767-1833), foi uma figura conhecida dos influentes salões literários de Rahel Varnhagen e Henriette Herz na capital alemã. Enquanto autora nunca fugiu às polémicas, nomeadamente sobre a educação da mulher e o seu papel na sociedade, e deixou diversas publicações sobre as suas viagens, entre as quais se contam as Cartas a um amigo durante a minha estadia em Inglaterra e Portugal, 2 vols. Hamburgo: August Campe 1802 (2ª ed. 1808).
Fernando Clara
É docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde se doutorou em Cultura Alemã com uma tese dedicada à literatura de viagens alemã sobre Portugal (1770-1810). Lecciona e investiga na área de Estudos Alemães, Estudos Culturais e Relações Luso-Alemãs.
Para a Biblioteca Nacional traduziu Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha e Panorama de Lisboa. Suplemento.
Mais recentemente tem vindo a investigar o período nacional-socialista tendo co-editado os volumes A Angústia da Influência. Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945 e Nazi Germany and Southern Europe, 1933-45: Science, Culture and Politics. Foi investigador responsável pelo projecto «O Poder da Ciência: ‘Ciência Alemã’ em Portugal, 1933-45».
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Mesa-redonda | Do folhetim ao livro: o percurso do romance O Coruja | 12 nov. | 14h30 | BNP
O escritor Aluísio Azevedo (1857-1913) nasceu em São Luís do Maranhão, filho dos emigrantes portugueses David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto de Magalhães. É considerado o grande representante do Naturalismo no Brasil, sobretudo pela sua obra O cortiço.
Sessão | República das Letras – Palácios do Espírito. Livros e itinerários (séculos XVII-XIX) | 11 nov. | 16h00
Sessão com presença de Pierre-Antoine Fabre, José Adriano de Freitas Carvalho e moderação por Zulmira Coelho Santos. Organização conjunta do CEC – Centro de Estudos Clássicos (FLUL), CHAM – Centro de História e Além-Mar (FCSH/UNL), Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (Sorbonne Nouvelle), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Univ. de S. Paulo).e Cátedra Solange Parvaux IP (Sorbonne Nouvelle).
ENC: À Volta do Barroco · 05 – 21 Novembro
O festival À Volta do Barroco é o pretexto para encontros da Orquestra Barroca com a Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble, cruzando assim as partituras de grandes mestres do Barroco com compositores que não escaparam à sua influência.
Lançamento CD / Concerto | 50 peças para os 5 dedos | 2 nov. | 18h30 | BNP
No 100.º aniversário do compositor Fernando Corrêa de Oliveira (1921-2004), o MPMP apresenta a primeira gravação integral do seu ciclo 50 peças para os 5 dedos, páginas de dificuldade progressiva para jovens pianistas.