Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conferências | O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier e os salões literários de Berlim… | 21 out. | 18h00 | BNP
Literatura Escrita por Mulheres
O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier e os salões literários de Berlim na transição do século XVIII para o século XIX
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 21 out. ’20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt) | Programa
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2019/2020 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a terceira deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier…
Escritora de ascendência judaica, Esther Gad/Bernard / Lucie Domeier (1767-1833), foi uma figura conhecida dos influentes salões literários de Rahel Varnhagen e Henriette Herz na capital alemã. Enquanto autora nunca fugiu às polémicas, nomeadamente sobre a educação da mulher e o seu papel na sociedade, e deixou diversas publicações sobre as suas viagens, entre as quais se contam as Cartas a um amigo durante a minha estadia em Inglaterra e Portugal, 2 vols. Hamburgo: August Campe 1802 (2ª ed. 1808).
Fernando Clara
É docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde se doutorou em Cultura Alemã com uma tese dedicada à literatura de viagens alemã sobre Portugal (1770-1810). Lecciona e investiga na área de Estudos Alemães, Estudos Culturais e Relações Luso-Alemãs.
Para a Biblioteca Nacional traduziu Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha e Panorama de Lisboa. Suplemento.
Mais recentemente tem vindo a investigar o período nacional-socialista tendo co-editado os volumes A Angústia da Influência. Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945 e Nazi Germany and Southern Europe, 1933-45: Science, Culture and Politics. Foi investigador responsável pelo projecto «O Poder da Ciência: ‘Ciência Alemã’ em Portugal, 1933-45».
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
MINI CURSO | Wiki Loves Música Portuguesa: Como editar a Wikidata | 6-8 fev. ’24 | 14h30 | BNP – Sala de Formação – piso 2
Nesta formação de três dias (das 14h30 às 17h), além dos conceitos básicos de edição na base de dados, serão abordados tópicos específicos relacionados com edição sobre música
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Doença mental temporária (…) | 29 jan. ’24 | 14h30-16h30 | BNP – Sala de Formação
A primeira sessão do Ciclo de Seminários “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras” é dinamizada por Moreno Paulon (CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH) e subordinada ao tema “Doença mental temporária, construção social, viés científico. Definir a histeria”
AULAS DE DANÇA MENSAIS | Danças Antigas. Danças Barrocas | 20 jan. ’24 | 10h00-13h00 | Sala de Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos
EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.