Notícias
Divulgação Cultural
Exposição | O Cântico dos Cânticos – Beija-me com os beijos da tua boca | 2 out. – 30 nov. | BNP

O Cântico dos Cânticos
Beija-me com os beijos da tua boca
EXPOSIÇÃO | 2 out .- 30 nov. ’20 | Sala de Exposições – Piso 3 | Entrada livre
> A visita à Exposição obriga à desinfeção das mãos à entrada do edifício e ao uso de máscara até à saída das instalações
Esta exposição, dedicada ao Cântico dos Cânticos, visa reconstituir a atmosfera e recriar o imaginário do célebre poema bíblico do amor,
O Cântico dos Cânticos, celebrado livro de amor do Antigo Testamento, atribuído a Salomão, datado por especialistas entre o XIII e o VII século a.C. (período do florescimento da literatura amorosa do Egipto), e no registo escrito entre o séc. VI e IV a.C, de extraordinária irradiação mundial, recolheu o legado da poesia de amor do Oriente antigo e tem vindo a inspirar todas as expressões da arte, desde há vários séculos, na literatura, nas artes plásticas, na dança, na música e no cinema.
A exposição, que inclui as imagens mais emblemáticas que, em Portugal, lhe foram dedicadas, é composta em maioria por obras do século XV até aos nossos dias, provenientes da coleção particular do poeta Gonçalo Salvado, completada e enriquecida com outras pertencentes ao acervo da própria Biblioteca Nacional e de diversas entidades nacionais, quer no plano das versões e traduções, quer na poesia, no teatro e no ensaio, ou em títulos cuja influência deste texto matricial é notória.
A vastíssima iconografia, com expressão privilegiada em Portugal, onde no século XVII e XVIII é um caso único na Europa, está representada na pintura de Bento Coelho da Silveira (Lisboa, 1617 – Lisboa, 1708); na escultura em bronze Sulamite (1909) da Terceira Duquesa de Palmela, Maria Luísa de Sousa Holstein (1841-1909), premiada no Salon de Paris (1884), na xilogravura de João Carlos Celestino Gomes (1899 – 1960), na ilustração do mestre Lima de Freitas (1927–1998), na litografia do escultor José Rodrigues (1936 -2016), no desenho do escultor João Cutileiro (1937) e na pintura de Emília Nadal (1938), a primeira artista portuguesa a dialogar com o Cântico dos Cânticos no século XX, entre outras obras de igual importância e relevo. Está também representada, simbolicamente, com uma cópia de um painel pintado por António Oliveira Bernardes, cerca de 1710.
Esta exposição representa uma antecâmara do grande projeto de investigação sobre o Cântico dos Cânticos na galáxia de língua portuguesa, desenvolvido durante cerca de uma década por Gonçalo Salvado e pela crítica de arte, Maria João Fernandes.
Nenhum poema ao longo do tempo despertou tanto fascínio e deu origem a tantas traduções e interpretações como o Cântico dos Cânticos, o mais sublime e exaltante dos poemas amorosos.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.