Notícias
Divulgação CulturalConferência | Dickens 150 | 9 dez. | 17h00 | BNP
Dickens 150
CONFERÊNCIA | 9 dez. ’20 | 17h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares, com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)
A 9 de junho de 2020 assinalou-se o 150º aniversário da morte do romancista e jornalista Charles Dickens (1812-1870). O CETAPS (NOVA FCSH) e a Biblioteca Nacional de Portugal marcam a efeméride através de uma conferência que junta investigadores que estudam a obra e a vida de Dickens, bem como as traduções para português de textos de um dos mais conhecidos escritores e críticos sociais da Grã-Bretanha vitoriana.
Charles John Huffam Dickens é um dos autores mais associados às paisagens urbanas e etnográficas da Londres vitoriana, e quer os seus romances, como Oliver Twist (1937-1839), A Christmas Carol (1843) e Bleak House (1852-1853), quer os seus contos têm sido frequentemente adaptados como séries televisivas, filmes, banda desenhada, peças teatrais e romances gráficos, entre outros meios e suportes que vão enriquecendo a cultura visual mundial associada à sua obra e comentário social em forma de ficção. Os universos e personagens ficcionados pelo romancista fazem parte do nosso imaginário cultural — das aventuras natalícias ao mundo da pobreza e da riqueza da Grã-Bretanha industrial. A conferência pretende partilhar, com o público em geral, algumas das conclusões a que investigadores portugueses e brasileiros têm chegado ao estudar a obra e a vida do autor de David Copperfield (1849-1850).
Coordenação: Rogério Miguel Puga
Programa
17h00
Introdução: Assinalar a Obra e a Crítica Social de Charles Dickens no 150º Aniversário a Sua Morte | Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)
17h10
Charles Dickens: O Homem e a Obra | Alexandra Assis Rosa (CEAUL, Universidade de Lisboa)
17h30
Um Conto de outro Dickens: O (Socio)Linguista na Imprensa Londrina | Rita Queiroz de Barros (CEAUL, Universidade de Lisboa)
17h50 | Debate
18h00
Tempos Difíceis para a Imaginação | Emília Ferreira (MNAC / IHA, NOVA FCSH)
18h20
Dickens em ‘Trajes Portugueses’: Tradução e Retradução do Conto «The Black Veil» (1863-1904) |
Maria Zulmira Castanheira (CETAPS, NOVA FCSH)
18h40
O Curioso Caso de Edwin Drood. Tradução como Transgressão e Resistência à Morte | Alexandra Lopes (CECC, Universidade Católica de Portugal)
19h00
Paisagens Culinárias de Catherine Dickens (Lady Maria Clutterbuck): What Shall We Have for Dinner? (1852) | Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)
19h20-19h30 | Debate
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
MINI CURSO | Wiki Loves Música Portuguesa: Como editar a Wikidata | 6-8 fev. ’24 | 14h30 | BNP – Sala de Formação – piso 2
Nesta formação de três dias (das 14h30 às 17h), além dos conceitos básicos de edição na base de dados, serão abordados tópicos específicos relacionados com edição sobre música
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Doença mental temporária (…) | 29 jan. ’24 | 14h30-16h30 | BNP – Sala de Formação
A primeira sessão do Ciclo de Seminários “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras” é dinamizada por Moreno Paulon (CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH) e subordinada ao tema “Doença mental temporária, construção social, viés científico. Definir a histeria”
AULAS DE DANÇA MENSAIS | Danças Antigas. Danças Barrocas | 20 jan. ’24 | 10h00-13h00 | Sala de Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos
EU PINTOR – Exposição de Rodrigo Leal
RODRIGO LEAL, pintor “amante da técnica do óleo”, mostra-nos com os seus efeitos cromáticos, abundante recurso ao negro e claro-escuros, as marcas de uma incessante busca do perfeccionismo pictórico. Nos estudos, trabalhos “on progress” ou acabados, que trabalha em vários suportes, percebe-se a busca de inspiração nos “clássicos”, que liberta o artista para o seu experimentalismo associado ao cuidado técnico da sua pintura.