Notícias
Divulgação CulturalCURSO ONLINE | BERÇOS DAS CIVILIZAÇÕES ASIÁTICAS
CURSO ONLINE | BERÇOS DAS CIVILIZAÇÕES ASIÁTICAS
6 Fevereiro a 27 Março ‘21
Com João Paulo Oliveira e Costa
Datas | 6, 13, 20, 27 Fevereiro; 6, 13, 20 e 27 Março
Sábados | 10.00 às 13.00
Preço €110 | Participantes mín. 20
As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à excepção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, despontaram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes.
Ao longo dos séculos por toda a Ásia nasceram, assim, grandes cidades, que foram capitais de grandes nações, e que se tornaram muitas vezes em metrópoles que senhoreavam vastos impérios assentes nas encruzilhadas de rotas mercantis.
Mais informações: museudooriente.pt »
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Retratos en claroscuro: un acercamiento a «Balún Canán», de Rosario Castellanos | 31 mar. | 18h00 | BNP
Considerada a escritora mexicana mais importante do século XX, Rosario Castellanos (1925-1974) desenvolveu uma profunda reflexão sobre as problemáticas de grupos marginalizados.
Exposição Conjunta – José Nunes e Neusa Serôdio
A Galeria do ACMP apresenta mais uma exposição conjunta de Artes Visuais, onde associa as fotografias do cirurgião vascular JOSÉ NUNES, inspirado e criativo fotógrafo, com a pintura de NEUSA SERÔDIO sua mulher e modelo.
Colóquio Internacional | Produção e circulação da Bíblia em Portugal | 28 e 29 mar. | BNP
As Bíblias iluminadas do Românico, que as instituições portuguesas conservam, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato. Além da sua dimensão religiosa, enquanto livro sagrado, estas obras revestem-se ainda de inquestionável interesse cultural e artístico.
Mostra | Um modernista autodidata: Delfim Maya | 25 mar. – 31 maio ’22
Delfim Maya (1886-1978) foi o primeiro artista que, em 1934, introduziu em Portugal a escultura em ferro e outros metais ‒ tendo inovado pelo material e por criar uma escultura construída (e não modelada ou talhada, como era tradicional).