Notícias
Divulgação Cultural
Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00
![Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00 Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/02/suden.jpg)
https://tinyurl.com/y3d4tuyk
ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975
Literatura Escrita por Mulheres
Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 25 fev. ’21 | 18h00 |
Evento online via Zoom: https://tinyurl.com/y3d4tuyk
ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2020/2021 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média
Num contexto cultural em que as vozes masculinas dominam amplamente o universo literário, o acesso à palavra escrita configurando o próprio espaço do poder, as vozes femininas (frequentemente filtradas ou trasladadas através do discurso masculino) ecoam como vozes discretas, fugidias, oblíquas, muitas vezes anónimas e diluídas, inapreensíveis. As que conseguiram rasgar o silêncio e a sombra, fizeram-no, no entanto, com extraordinária limpidez e profundidade, tanto no registo místico e trovadoresco, como no biográfico, amoroso ou de cariz moral e pedagógico. Proponho aqui dar a ouvir algumas dessas vozes longínquas e inaudíveis, procurando traços e características distintivos de um imaginário feminino da escrita na Idade Média.
Carlos Carreto
Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde leciona unidades curriculares dos domínios de estudos literários e de cultura francesa e onde desempenha atualmente as funções de coordenador executivo do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas e de subcoordenador científico do IELT. Os seus principais campos de lecionação e de investigação incidem sobre as áreas de Literatura Francesa, Teoria da Literatura, Estudos sobre o Imaginário e Estudos Medievais. Para além de investigador integrado do IELT, é também membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), do GRIS-France e investigador associado do LITT&ARTS (Université Grenoble Alpes). Membro fundador e membro permanente da comissão de redação da revista interdisciplinar luso-francesa Sigila e codirector dos Cadernos do CEIL. Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, as suas publicações têm incidido sobre as relações dinâmicas entre Tradição, Mito e Literatura, questionando a forma como o imaginário cultural e ideológico dos séculos XII e XIII moldou as conceções, representações e práticas da narrativa desenvolvidas durante esse período.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Fundação Oriente – 18 DEZ | ENSEMBLE SYNDESI QUARTETO DE CORDAS E CLARINETE](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/12/violfeat.jpg)
Fundação Oriente – 18 DEZ | ENSEMBLE SYNDESI QUARTETO DE CORDAS E CLARINETE
Ensemble Syndesi [quarteto de cordas e clarinete] – Pedro Serra e Silva, violoncelo | Tomás Costa, violino | Maria José Laginha, violino | Esther Georgie, clarinete | Leonor Fleming, viola d’arco
![Dois mapas de batalhas entre Portugal e Espanha: 1580-1644](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/12/mapafeat.jpg)
Dois mapas de batalhas entre Portugal e Espanha: 1580-1644
A BNP conserva nas suas coleções um conjunto significativo de mapas e planos de batalhas, nos quais se incluem dois documentos, considerados únicos, designadamente da Batalha de Alcântara, que ditou a perda de independência de Portugal em 1580, e da Batalha de Montijo, que em 1644 foi determinante na consolidação da restauração da independência
![Conferência | Dickens 150 | 9 dez. | 17h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/12/dickfeat.jpg)
Conferência | Dickens 150 | 9 dez. | 17h00 | BNP
A 9 de junho de 2020 assinalou-se o 150º aniversário da morte do romancista e jornalista Charles Dickens (1812-1870). O CETAPS (NOVA FCSH) e a Biblioteca Nacional de Portugal marcam a efeméride através de uma conferência que junta investigadores que estudam a obra e a vida de Dickens
![Lançamento | Viagem maior | 10 dez. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/12/viagemfeat.jpg)
Lançamento | Viagem maior | 10 dez. | 18h00 | BNP
Duarte Belo desenhou uma viagem que resume mais de trinta anos de mapeamento fotográfico da paisagem e da arquitetura portuguesas. João Abreu partiu, solitário, para a estrada para fazer os 6000 quilómetros delineados, distância permitiria ligar o Cabo da Roca aos Montes Urais. A Viagem Maior é o cruzamento e o encontro de dois olhares sobre o espaço e o tempo de um território concreto