Notícias
Divulgação Cultural
Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00
![Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00 Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média | 25 fev. | 18h00](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2021/02/suden.jpg)
https://tinyurl.com/y3d4tuyk
ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975
Literatura Escrita por Mulheres
Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 25 fev. ’21 | 18h00 |
Evento online via Zoom: https://tinyurl.com/y3d4tuyk
ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2020/2021 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média
Num contexto cultural em que as vozes masculinas dominam amplamente o universo literário, o acesso à palavra escrita configurando o próprio espaço do poder, as vozes femininas (frequentemente filtradas ou trasladadas através do discurso masculino) ecoam como vozes discretas, fugidias, oblíquas, muitas vezes anónimas e diluídas, inapreensíveis. As que conseguiram rasgar o silêncio e a sombra, fizeram-no, no entanto, com extraordinária limpidez e profundidade, tanto no registo místico e trovadoresco, como no biográfico, amoroso ou de cariz moral e pedagógico. Proponho aqui dar a ouvir algumas dessas vozes longínquas e inaudíveis, procurando traços e características distintivos de um imaginário feminino da escrita na Idade Média.
Carlos Carreto
Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde leciona unidades curriculares dos domínios de estudos literários e de cultura francesa e onde desempenha atualmente as funções de coordenador executivo do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas e de subcoordenador científico do IELT. Os seus principais campos de lecionação e de investigação incidem sobre as áreas de Literatura Francesa, Teoria da Literatura, Estudos sobre o Imaginário e Estudos Medievais. Para além de investigador integrado do IELT, é também membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), do GRIS-France e investigador associado do LITT&ARTS (Université Grenoble Alpes). Membro fundador e membro permanente da comissão de redação da revista interdisciplinar luso-francesa Sigila e codirector dos Cadernos do CEIL. Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, as suas publicações têm incidido sobre as relações dinâmicas entre Tradição, Mito e Literatura, questionando a forma como o imaginário cultural e ideológico dos séculos XII e XIII moldou as conceções, representações e práticas da narrativa desenvolvidas durante esse período.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
![Conferência | Reler Agatha Christie:nos 100 Anos de The Mysterious Affair at Styles | 23 set. | 16h30 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/09/relerfeat.jpg)
Conferência | Reler Agatha Christie:nos 100 Anos de The Mysterious Affair at Styles | 23 set. | 16h30 | BNP
Em 1920, Agatha Christie (1890-1976) publica, nos Estados Unidos da América, o seu primeiro romance (policial), The Mysterious Affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles), narrativa cujo mundo possível dá vida ao famoso detetive Hercule Poirot, refugiado belga da Grande Guerra
![Lançamento Ebook | Para a história da tipografia portuguesa.A oficina de Germão Galharde e de sua viúva, 1519-1565 | 25 set. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/09/plasmafeat.jpg)
Lançamento Ebook | Para a história da tipografia portuguesa.A oficina de Germão Galharde e de sua viúva, 1519-1565 | 25 set. | 18h00 | BNP
Apresentação por João Alves Dias e Honório Nunes da obra de Helga Maria Jüsten sobre a história da tipografia portuguesa, dedicada ao trabalho de 46 anos de atividade da oficina de Germão Galharde, impressor francês radicado em Portugal no século XVI
![Ensaio Aberto | Os Músicos do Tejo na BNP | 24 set. | 18h00 | BNP](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/09/musicosfeat.jpg)
Ensaio Aberto | Os Músicos do Tejo na BNP | 24 set. | 18h00 | BNP
Vamos reunir-nos em torno da música e falar de vários sentidos do trabalho e da dedicação a esta arte. Contaremos com a presença do multifacetado Marco Oliveira, fadista, violista do fado e colaborador frequente d’Os Músicos do Tejo
![WORKSHOP FOTOGRAFIA DE VIAGEM](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2020/09/viagemfeat.jpg)
WORKSHOP FOTOGRAFIA DE VIAGEM
Noções técnicas de enquadramento e edição, logística de viagem ou dicas de como trabalhar no terreno: tudo o que precisa para organizar uma reportagem de viagem bem-sucedida está neste workshop, ministrado pelo fotógrafo e viajante Nuno Lobito