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Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Novas Cartas Portuguesas | 29 abr. | 18h00

Conferência online | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres | Novas Cartas Portuguesas | 29 abr. | 18h00

Literatura Escrita por Mulheres – Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 29 abr. ’21 | 18h00 | Evento online via Zoom:
https://tinyurl.com/y3d4tuyk | ID da reunião: 893 2419 9377 | Senha de acesso: 850975

Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2020/2021 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.

Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa

Novas Cartas Portuguesas, obra literária de 1972, escrita por Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, é um livro singular, tanto pelo seu caracter revolucionário e desafiador da ditadura fascista em Portugal, como pela sua narrativa inovadora, cruzando, a seis mãos, a poesia, o ensaio, o romance, a carta, o conto.

Símbolo do feminismo português do Seculo XX, Novas Cartas Portuguesas é um livro que tem como centro a indignação face à subordinação das mulheres e à sua invisibilidade – pessoal, social, cultural e política -, procurando dar voz aos seus desejos, às suas inquietações e pensamentos, constituindo um grito de libertação contra todas as formas de opressão e um verdadeiro manifesto reivindicativo dos seus Direitos Humanos.

Rita Mira
É investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Faces de Eva da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutoranda em Sociologia, desenvolvendo investigação na área da construção social da intimidade. Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela mesma Universidade, com a dissertação «O Arquétipo da Princesa na Construção Social da Feminilidade». Colaboradora, desde há 11 anos, numa ONG com intervenção na área dos Direitos Humanos das Mulheres e das Crianças. Faz parte da equipa de redacção da Revista Faces de Eva.

Fonte: bnportugal.pt

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A presente exposição celebra Ruy Belo e a sua obra no ano em que o poeta completaria 90 anos e em que passam 45 da sua morte. A celebração é especialmente marcada pelo generoso ato da doação do seu espólio com que os filhos do escritor pretendem perpetuar a memória do pai entregando à sociedade, através da BNP, os materiais que estão na génese da sua obra.

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A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa “Divulgação Musical”, que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros.

Apoios/Parcerias:

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