Notícias
Divulgação CulturalGrigory Sokolov – ciclo piano Fundação EDP · 22 abril
Grigory Sokolov
Ciclo Piano Fundação EDP
Fryderyk Chopin Quatro Polonaises (op. 26/1, op. 26/2, op. 44, op. 53)
Sergei Rachmaninoff 10 Prelúdios op.23
Entre os grandes pianistas russos da actualidade, Grigory Sokolov alcançou um estatuto de primeiro entre iguais, fazendo de cada recital a solo uma experiência única e inesquecível. Estreou-se a solo com apenas 12 anos em Moscovo e sagrou-se o mais jovem vencedor de sempre do Concurso Tchaikovski, quando tinha 16 anos. Os programas que apresenta são cuidadosamente escolhidos e dão lugar a interpretações arrebatadoras e longas sessões de encores. Neste seu regresso à Sala Suggia, mergulha em páginas memoráveis do piano romântico assinadas por Chopin e Rachmaninoff.
Mais informações: bnportugal.pt
Aula de dança | Danças Antigas. Contradanças do século XVIII I 27 maio ’23 I 10h00-13h00 I Sala Azul
Designamos por Dança Antiga o repertório coreográfico pertencente às cortes europeias entre os séculos XV e XVIII, com especial destaque para as fontes coreográficas escritas que, tendo chegado aos nossos dias, nos informam sobre a cultura e os hábitos palacianos.
Concerto | Caravelas na BNP | 25 maio ’23 | 18h00
O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (CESEM, NOVA FCSH), em parceria com o Centro de Musicologia de Penedo (Alagoas, Brasil), organiza um concerto no âmbito do Festival de Música de Penedo, que terá lugar em Portugal entre os dias 25 e 26 de maio.
Performance | «Print temps» de Regina Frank | No encerramento da exposição «O tempo das imagens IV» | 4 maio ’23 | 18h00
Regina Frank apresenta, no encerramento da exposição O Tempo das Imagens IV. Edições recentes do Centro Português de Serigrafia (em exibição na BNP até dia 6 de maio), a performance PRINT TEMPS.
Exposição | Manuscritos musicais do Mosteiro de Belém. Uma tradição desconhecida | Inauguração: 3 maio ’23 | 18h00
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) possui um grande número de livros de coro provenientes do Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Mosteiro dos Jerónimos. Estes manuscritos, apesar de representarem um testemunho precioso da vivência litúrgica e musical do Mosteiro, permaneceram durante muito tempo praticamente desconhecidos entre a comunidade musicológica.